divulgação

Máquina promete cortar cana em área de morro com 31° de declive

Print Friendly, PDF & Email

 

Um empreendedor local promete apresentar na 4ª edição da Feira dos Produtores de Cana do Nordeste (Norcana), que começa hoje (5) e termina amanhã, na Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), no Recife, uma máquina inovadora capaz de cortar cana em áreas de morro com inclinação de até 31,5%. Hoje, no geral, a colheita é feita de forma manual. Há uma carência em equipamentos com tal capacidade, mesmo com significativa demanda, já que 60% dos canaviais nordestinos apresentam relevo acidentado. O equipamento já está sendo utilizado de forma experimental em alguns engenhos de PE. O empresário apresentará uma palestra sobre o implemento na feira. A AFCP está negociando com o inventor para expor a máquina no evento.

“Todos os detalhes da máquina serão anunciados na Norcana”, falou o engenheiro coordenador do projeto que desenvolveu o equipamento, Luiz Cláudio Melo. Ele promete informar todas as características do implemento inovador durante sua palestra na feira. A exposição apresentará três partes: apresentação do implemento; sistema de corte e colheita; e custos. Os participantes poderão saber das características gerais da máquina, como dimensões, peso, sistema de corte, copiador de solo, acoplamento no trator, bem como o referido dimensionamento hidráulico, a capacidade de corte, e as possibilidades de aplicação em grandes áreas declivosas. Além disso, todos os detalhamentos sobre corte, queima, colheita, bem como sobre os custos de produção e operação e etc. A palestra será realizada na terça-feira (6), às 15h, no segundo dia da Norcana. Uma hora antes da referida exposição, o público presente poderá conferir outra palestra sobre tecnologia de aplicação de defensivos agrícola, ministrada por Araken Anzelote, que é especialista na temática

A palestra de abertura oficial da Norcana será ministrada pela secretário estadual da Agricultura de São Paulo, Arnaldo Jardim. O secretário vai falar sobre políticas agrícolas direcionadas ao setor canavieiro. Jardim é deputado federal e já presidiu o Fórum Parlamentar Sucroenergético no Congresso Nacional. A palestra será realizada na segunda-feira (5), às 18h. No mesmo dia, sendo que mais cedo, haverá outras palestras, voltadas à diversificação de culturas na tradicional zona canavieira do NE. Às 13h30, o professor universitário Adilson Aguiar expõe sobre a verticalização do uso do solo da pastagem da Zona da Mata; às 16h, o consultor Lucas Oliveira trás o seu inovador conceito de ‘transformar cana em carne’, palestra referente ao estímulo e à lucrativa possibilidade da introdução da pecuária em áreas dos canaviais.

Negócios

A Norcana, que é realizada pela AFCP e COAF, também é voltara para negócios do setor canavieiro, destinado a pequenos, médios e grandes agricultores de Pernambuco e de todos os estados produtores do NE. Durante os dois dias do evento, haverá rodadas de negócios a preços diferenciados em produtos para o segmento, bem como equipamentos, máquinas e veículos agropecuários. Estandes de diversas empresas e fabricantes relacionados ao setor da cana estarão instalados na sede da AFCP.

Premiação

Desde a primeira edição em 2012, a Norcana premia personalidades do setor agroindustrial e do segmento político pelos serviços prestados em defesa da manutenção e fortalecimento da cultura canavieira na Região Nordeste. Este ano a medalha do Mérito Canavieiro será entregue ao fornecedor de cana paranaense Paulo Leal, presidente da Federação Nacional dos Produtores de Cana (Feplana). A honraria é conferida pela União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), que é comandada por Alexandre Andrade Lima, que preside a AFCP e a COAF . Assessoria AFCP

 

Veja Também

Abertura da Safra de Cana-de-Açúcar em Minas Gerais em Uberaba

A Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) em conjunto com a SIAMIG Bioenergia têm …