Wind turbines farm on sunset in winter

LIVE debate viabilidade financeira de projetos eólicos para o mercado livre

Print Friendly, PDF & Email

Parte da 11ª edição do Brazil Windpower 2020, o evento online vai contar com a presença do Gerente de Assuntos Regulatórios e de Mercado da ENGIE Brasil Energia, Eduardo Takamori

As fontes renováveis de energia serão as únicas que irão apresentar crescimento em 2020, revela relatório da Agência Internacional de Energia (IEA) que avalia os impactos da pandemia da Covid-19. Segundo o documento, esse tipo de geração, em especial solar e eólica, deve registrar alta de cerca de 5% neste ano.  

A energia eólica já representa 9,6% da matriz energética do Brasil, atrás apenas das usinas hidrelétricas, que têm 59,6%. O País passou de 1 GW de capacidade instalada em 2010 para 16,68 GW em 2020, distribuída em 653 parques eólicos em 12 estados, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica).

O Brazil Wind Power 2020 vai realizar a LIVE “Mercado Financeiro e Mercado Livre”, no dia 28 de outubro, às 15h30. Com o apoio da ABEEólica, a mesa redonda vai contar com a presença do Gerente de Assuntos Regulatórios e de Mercado da ENGIE Brasil Energia, Eduardo Takamori. “Será uma ótima oportunidade para avaliarmos o momento atual da fonte eólica no Brasil, particulamente sua presença crescente no mercado livre, assim como debatermos como o mercado financeiro pode atuar para fomentá-lo”, avalia Takamori.

A LIVE contará também com a presença de representantes do Itaú BBA e do Grupo Delta Energia. A moderação será de Agnes Costa, Chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios do Ministério de Minas e Energia (MME).

Considerado o maior evento do hemisfério sul dedicado à geração de energia eólica e o maior evento de energia elétrica da América Latina, a 11ª edição do Brazil Windpower 2020 será realizada nos dias 27, 28 e 29 de outubro, em formato 100% digital. Neste ano, a temática geral será “Transformação energética: um futuro verde, livre e tecnológico”. O evento online será transmitido no site do Brazil Windpower: https://www.brazilwindpower.com.br/pt/programacao.html

Forte presença em geração eólica

A ENGIE possui 945,7 MW de energia eólica em operação no País, com usinas localizadas no Ceará, no Conjunto Eólico Trairi (259 MW), e na Bahia, com o Conjunto  Eólico Umburanas (360 MW) e Campo Largo Fase 1 (326,7 MW). Quando entrar em operação comercial, o Conjunto Eólico Campo Largo Fase 2, que está sendo implantado no interior da Bahia, nos municípios de Umburanas e Sento Sé, agregará 361,2 MW, elevando a Companhia a um total de mais de 1,3 GW de capacidade instalada.

 Serviço

LIVE: “Mercado Financeiro e Mercado Livre”

Data: 28 de outubro de 2020

Horário: 15h30 às 16h30

Transmissão pelo site do Brazil Windpower:  https://www.brazilwindpower.com.br/pt/programacao.html (Assessoria ENGIE)