Lei Estadual incentiva consumo responsável de etanol em Minas Gerais

Print Friendly, PDF & Email

O governo de Minas publicou ontem (09/01) no Diário Oficial Eletrônico do estado a Lei 24.652, de 2024, que estabelece a política estadual “Na Hora de Abastecer, Escolha o Etanol”, visando incentivar o consumo responsável do combustível e promover práticas sustentáveis no setor.

A legislação, derivada do Projeto de Lei (PL) 1.159/23, de autoria do deputado Raul Belém (Cidadania), foi aprovada em 13 de dezembro pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A nova política estadual tem objetivos claros:

Incentivar o consumo de combustível sustentável: A lei busca promover a escolha do etanol, um combustível limpo e renovável.

Fomentar o agronegócio e a produção de cana-de-açúcar: A iniciativa visa fortalecer o setor sucroenergético e apoiar os produtores rurais.

Reduzir emissões de carbono na agropecuária: A política estabelece ações para promover práticas de baixa emissão de carbono na agricultura.

Apoiar microdestilarias associativistas: A criação de microdestilarias, baseadas em associações, é incentivada para promover o consumo de etanol entre os agricultores associados.

A lei determina que órgãos e entidades públicos estaduais deem prioridade ao abastecimento de veículos flex com etanol, sempre que for mais vantajoso para a administração pública. Além disso, anualmente, no mês de junho, em comemoração ao meio ambiente, o Poder Executivo deverá privilegiar o abastecimento da frota estadual com etanol.

Destaca-se que veículos movidos a combustão adquiridos por meio de emendas parlamentares individuais ou de bloco serão preferencialmente equipados com motores flex.

O presidente da SIAMIG, Mário Campos, enfatizou a importância da nova lei, afirmando: “Essa lei é um reconhecimento do etanol como um combustível moderno e de baixa emissão, mas principalmente da sua importância para a transição para uma economia de baixo carbono.”

A implementação da política “Na Hora de Abastecer, Escolha o Etanol” representa um passo significativo em direção a práticas mais sustentáveis e fortalecimento da indústria sucroenergética em Minas Gerais.  Comunicação SIAMIG

Veja Também

Equipes da Conab coletam dados em usinas do país

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam pesquisa junto às indústrias sucroalcooleiras para coletar …