Indicações ao Prêmio Melhores do Biogás podem ser feitas até o dia 3 de fevereiro

Print Friendly, PDF & Email

Em sua terceira edição, distinção é uma iniciativa do 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB), que ocorrerá de 16 a 18 de abril de 2024, em Chapecó (SC). Primeira etapa do Melhores do Biogás envolve a coleta pública de sugestões de indicação em três categorias – profissionais, organizações e plantas geradoras de biogás.

A terceira edição do Prêmio Melhores do Biogás já recebe indicações do público. O reconhecimento é promovido pelo Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB), evento realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS), e organizado pela Sociedade Brasileira de Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

A iniciativa tem a finalidade de reconhecer profissionais, organizações e plantas de biogás que foram destaques no setor de biogás no Brasil no ano de 2023. “O objetivo do prêmio é reconhecer a excelência, dar visibilidade às experiências positivas que temos no biogás, para que se possa replicar dentro da cadeia do biogás”, salienta o pesquisador da Embrapa, Airton Kunz, coordenador do 6º FSBBB.

O regulamento do Prêmio e o formulário para indicação de candidatos estão no site do Fórum, pelo link biogasebiometano.com.br.

Cerimônia de premiação da 2ª Edição do Prêmio Melhores do Biogás, em 2023, em Foz do Iguaçu (PR) Crédito da Foto: Leandro Leite

A primeira etapa de indicações recolhe, de forma online, sugestões públicas de candidatos para todas as categorias até dia 3 de fevereiro. Após a verificação do cumprimento do regulamento e da confirmação da candidatura pelos próprios indicados, uma nova etapa pública, também online, devolve a lista às mãos do público para a escolha dos vencedores. A premiação será entregue no dia 16 de abril de 2024, em cerimônia que integra a programação oficial do Fórum, em Chapecó (SC).

Podem concorrer ao Prêmio Melhores do Biogás: profissionais, organizações, instituições e plantas/unidades produtoras de biogás que estejam em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Profissional – Compreende os profissionais que se destacaram na missão de desenvolver o setor de biogás no Brasil em 2023.

Organização – Envolve as organizações que possuem contribuição significativa no desenvolvimento e inovação do mercado brasileiro de biogás e biometano.

Planta/Unidade Geradora de Biogás – Considera as plantas de biogás que se destacaram pela inovação, eficiência e boas práticas na biodigestão, no processamento e no uso do biogás, bem como no gerenciamento do digestato.

As plantas de biogás compreendem os seguintes setores:

  • Saneamento: planta/unidade geradora de biogás a partir de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) ou Esgoto Sanitário.
  • Indústria: planta/unidade geradora de biogás a partir de resíduos de indústrias (ex.: sucroenergéticas, abatedouros, cervejarias, fecularias, etc.).
  • Pecuária: planta/unidade geradora de biogás a partir de resíduos da produção de suínos, aves, bovinos ou outros animais.

Etapas do prêmio
As etapas da premiação ocorrem de acordo com o seguinte cronograma:

Etapa 1: coleta pública de sugestões de indicação – até 3 de fevereiro de 2024. A primeira etapa consiste na indicação de potenciais concorrentes, por meio de formulário de levantamento de sugestão de nomes. O formulário está disponível no site biogasebiometano.com.br
Etapa 2: habilitação e classificação ao prêmio – de 8 a 22 de fevereiro de 2024.
Etapa 3: votação pública dos classificados – de 1º a 31 de março de 2024.
Etapa 4: cerimônia de premiação do Melhores do Biogás – 3ª edição, que ocorrerá durante o 6º FSBBB, no dia 16 de abril de 2024, em Chapecó (SC).

O Fórum
O 6º FSBBB será realizado de 16 a 18 de abril de 2024, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. O Fórum retorna a Chapecó (SC), onde teve sua segunda edição em 2019. Santa Catarina é um dos estados que mais crescem em número de plantas de biogás com potencial para a produção de biogás a partir de dejetos de animais, especialmente de suínos e de aves.

As inscrições para o 6º Fórum podem ser realizadas no site do evento: biogasebiometano.com.br

A programação prevê painéis com temas que contribuem para o avanço da cadeia de biogás e biometano, além de visitas técnicas e Espaço de Negócios. Antes do evento presencial, serão realizados webinars com temáticas da cadeia do biogás. Além dos painéis principais, o Fórum reserva espaço para eventos paralelos como encontros, reuniões e workshops.

Mais informações sobre o 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano podem ser obtidas nos canais:https://biogasebiometano.com.br/
https://www.linkedin.com/company/biogasebiometano/
https://www.facebook.com/BiogaseBiometano
https://www.instagram.com/biogasebiometano (Assessoria)

Veja Também

Os caminhos do diesel verde no Brasil

O diesel verde já é um dos biocombustíveis mais consumidos no mundo, especialmente na Europa …