GreenYellow fecha parceria com a NewCharge para avançar no mercado de armazenamento de energia

Print Friendly, Pdf &Amp; Email
  • A iniciativa está focada no desenvolvimento de contratos no modelo “Energy as a Service” para implantação de projetos em armazenamento, na modalidade de serviço, sem necessidade de investimento por parte do cliente
  • A parceria chega para complementar o portfólio da GreenYellow, integrando-se às soluções de eficiência energética e solar fotovoltaico

 

Com a expansão da geração de energia renovável no mundo, que tem possibilitado a realização da transformação energética, o mercado passou observar a necessidade de adoção de medidas de armazenamento do recurso. Em virtude desse espaço de atuação, a GreenYellow, multinacional francesa especializada em Energia Solar, Comercialização, Gestão de Energia e Eficiência Energética, e a NewCharge, startup de engenharia e desenvolvimento de projetos criada no final de 2019 e com foco em armazenamento de energia, selaram um acordo de parceria com o objetivo de disponibilizar no Brasil soluções em armazenamento de energia no modelo de “Energy as a Service”.

Com foco em oportunidades nessa área e em complementar seu portfólio local, a GreenYellow analisou o mercado e identificou a NewCharge como parceiro ideal, que a ajudará na aceleração do desenvolvimento de negócios em armazenamento de energia no Brasil. Globalmente, a empresa francesa conta com mais de 35 MWh armazenados ao redor do mundo, em países como França, Madagascar e Mauritânia, porém uma parceria com um player nacional era estratégico uma vez que o mercado brasileiro é específico e demanda conhecimento de regulações e estruturas tarifárias locais. As negociações entre as duas empresas tiveram início em outubro de 2021 e o acordo foi oficializado em janeiro de 2022. “Entre outros fatores, avaliamos que a NewCharge possui um vasto know-how na engenharia de sistemas de armazenamento e conta com a expertise necessária para fornecer aos clientes uma solução completa”, explica Marcelo Varlese, diretor comercial da GreenYellow.

As duas empresas vão trabalhar juntas no desenho de ofertas com foco em clientes comerciais e industriais, agronegócio e mineração. O objetivo das empresas é apresentar ao mercado soluções para clientes on-grid e off-grid, com a possibilidade de combinar o armazenamento com outras soluções já fornecidas pela GreenYellow, como a energia solar fotovoltaica e eficiência energética. As principais aplicações que serão prospectadas para clientes on-grid são: loadshifting, deslocamento do consumo de energia fornecida pela distribuidora para momentos quando ela é mais barata, reduzindo o valor da conta de luz; peakshaving, uso do sistema de armazenamento para reduzir a demanda contratada com a distribuidora, e backup, fornecimento energia em momentos de queda da rede elétrica.

No caso dos clientes off-grid, ou sistemas isolados, as empresas buscarão atuar no uso conjunto da geração solar fotovoltaica com armazenamento, reduzindo ao máximo o uso do diesel e, consequentemente, da pegada de carbono das empresas.

Atualmente, as empresas já possuem um pipeline de vendas em negociação e esperam aumentá-lo com a evolução da parceria. “A equipe comercial da GreenYellow já foi capacitada e o período de prospecção já começou”, afirma Varlese. O treinamento ocorreu em fevereiro, ministrado pela diretora comercial da NewCharge, Marinete Lobo.

Segundo Markus Vlasits, diretor geral e fundador da NewCharge, a empresa já conta com mais de 400KWh de baterias distribuídas em projetos comerciais, nos setores de telecomunicações e industrial, assim como em projetos de P&D junto a universidades. Para a empresa, que é uma das pioneiras no setor brasileiro de armazenamento de energia, o fato de trabalhar com uma companhia internacional como a GreenYellow representa uma soma de forças muito oportuna. “Estamos muito contentes em iniciar nossa parceria coma GreenYellow, tendo em vista experiência da empresa na área de geração distribuída e eficiência energética”, enfatiza Vlasits.  (Assessoria de imprensa)

Veja Também

O que há de novo na Fenasucro & Agrocana 2022?

Edição deste ano, que foca o tema da sustentabilidade, reúne inovações que pretendem, em breve, …