Fonte solar já evitou que mais de 31,1 milhões de toneladas de CO2 fossem lançadas na atmosfera

Print Friendly, PDF & Email

Renovável e inesgotável, a energia solar oferece uma série de benefícios em comparação às outras fontes de energia tradicionais, como a elétrica. Alguns deles referem-se à redução de custos mensais e não agridem o meio ambiente; muito pelo contrário, ajuda a conservar a natureza. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil passou a contar com mais de 7,7 GW operacionais na fonte solar.

A energia solar e a sustentabilidade caminham juntas. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a fonte limpa obtida pela luz do sol já evitou que mais de 31,1 milhões de toneladas de CO2 fossem lançadas na atmosfera.

A energia solar fotovoltaica é gerada a partir da conversão da luz solar em energia elétrica, mas para que esse processo aconteça, é necessário a instalação de painéis solares nos locais. Depois desse processo, adeus pagar contas de eletricidade todos os meses e torcer para o sol aparecer todos os dias. “As pessoas acham que é muito difícil a aquisição desses equipamentos, sendo que não é tanto quanto parece, e a instalação é feita de maneira rápida. O que precisa ser muito bem analisado é a estrutura do local e onde será instalado” comenta Desheng Lei, gerente da Ginglong Solis no Brasil, empresa chinesa que está desembarcando no Brasil, com seus produtos inovadores.

Depois que os painéis são instalados, eles fazem a captação e conversão da luz do sol em energia, onde ela é direcionada para o inversor, local onde é preparada para consumo.

Pensando nisso, Desheng Lei, gerente de uma das maiores empresas de energia solar do mundo, conta 5 benefícios de quem adquire esse recurso:

1- Inesgotável. A energia solar é uma fonte renovável de energia; significa que não se esgota com o uso, garantindo um suprimento constante a longo prazo.

2- Combate ao efeito estufa. Sendo um processo que aumenta a temperatura da Terra, pela retenção do calor devido a alguns gases atmosféricos, o uso da energia solar reduz a necessidade dos processos que colaboram com o aquecimento do planeta, ajudando a combater o efeito e a reverter as mudanças climáticas.

3- Redução de custos de energia. A instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica pode resultar em economias significativas nas contas de energia ao longo do tempo. Uma vez que os sistemas estejam instalados, e sendo a energia do sol gratuita, pode eliminar a necessidade de energia proveniente da rede elétrica.

4- Reduz o nível de poluição no ar. A energia elétrica libera algumas substâncias que poluem a atmosfera, colaborando para uma piora no ar que respiramos. Essas substâncias normalmente são gases como dióxido de carbono e metano, que são tóxicos, e apontados como responsáveis por problemas respiratórios e causadores de câncer. A energia solar não emite nenhuma destas toxicidades e é uma das fontes de energia mais limpas.

5- Baixa manutenção. Os sistemas de energia solar requerem pouca manutenção, reduzindo a probabilidade de cargas mecânicas, sendo só a limpeza suficiente. Além de esse tipo de energia ser extremamente útil em áreas propensas a desastres naturais, onde a infraestrutura pode ser prejudicada, já que esse sistema continua funcionando mesmo em situações de emergência.

Esses são só alguns dos principais benefícios dessa fonte de energia. É importante ressaltar a necessidade de analisar as condições do local que os equipamentos serão instalados. “Sabemos que a energia solar é a energia do futuro, e, por isso, nós estamos sempre buscando inovações e um meio de deixar esse recurso mais acessível e econômico”, finaliza Desheng Lei. Divulgação

Veja Também

50% mais barato, sistema de armazenamento solar tem preço similar ao kit de energia solar tradicional de 2021

O sistema de armazenamento de energia solar, que já está em processo avançado de utilização …