EPE discutirá a participação do biogás na matriz energética brasileira no IV Fórum do Biogás

Print Friendly, PDF & Email

A versatilidade do biogás e sua participação na matriz energética nacional estarão em pauta na palestra do Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), José Mauro Ferreira Coelho, no IV Fórum do Biogás promovido pela Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás) nos dias 17 e 18 de outubro de 2017 que acontecerá das 8h30 às 19h no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE) em São Paulo (SP).

No debate, o executivo vai tratar, entre outras coisas, do biogás para geração de eletricidade, sua utilização como energético, assim como para combustível veicular favorecendo a economia nacional e reduzindo a emissão de poluentes, além de diminuir a dependência por combustíveis fósseis.

Outro ponto de destaque da palestra será a participação do biogás nos leilões de energia, seu potencial e a injeção na rede de distribuição de gás natural. “Através destas informações podemos dimensionar o papel que esta fonte renovável tem e terá no Brasil e auxiliar na proposição de medidas de fomento da utilização desta matéria prima”, diz.

Em 2016, a EPE participou da edição anterior do Fórum com duas colaboradoras como ouvintes, este ano a empresa terá mais protagonismo na discussão sobre a formulação das políticas públicas para inserção do biogás na matriz.

“Espero que o Fórum do Biogás venha agregar aos participantes mais conhecimento sobre iniciativas nacionais e internacionais no fomento da participação do biogás para geração de energia, além de análises acerca dos demais impactos positivos, destacando a mitigação da emissão de gases de efeito estufa (GEE), assunto cada vez mais relevante na esfera mundial”, avalia Coelho.

No evento estarão reunidas as maiores autoridades do setor de biogás, representantes do governo, entidades de classe, terceiro setor e iniciativa privada, que, segundo Coelho, será uma oportunidade para que uma discussão de alto nível possa ser realizada com o intuito de identificar os principais entraves e para que surjam proposições de possíveis soluções com o intuito que o biogás realize seu potencial, além de uma oportunidade para que o assunto biogás seja abordado simultaneamente por óticas diversas.

“O Fórum do Biogás será uma ótima oportunidade para se criar um espaço destinado à realização de rodadas de negócios, com todos os elos da cadeia em um mesmo local, o que poderá ampliar o uso desta fonte”.

As inscrições para o IV Fórum do Biogás já estão abertas e podem ser feitas em www.forumdobiogas.com.br. A programação completa e valores também pode ser acessados pelo link.

Serviço

IV Fórum do Biogás

Local: Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE)

Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289 – Butantã – São Paulo (SP)

Data e horário: Dias 17 e 18 de outubro das 8h30 às 19h

 

 

 

Abiogás