EAD Gamificado: quanto mais cursos, mais pontos

Print Friendly, PDF & Email

Gamification é uma técnica que já faz parte de ambientes corporativos e tem transformado objetivos e tarefas do dia a dia em atividades lúdicas e atrativas. Em terras brasileiras, já é chamado de gamificação, a arte de aplicar elementos de games em um contexto que não é um jogo. “A ferramenta, na sua essência, é uma mistura de competição, recompensa e diversão. Ou seja, a gamificação explora alguns instintos básicos do ser humano, facilitando sua inclusão no mundo dos negócios”, explica Daniela Silva, gestora de projetos da Dot Group, responsável pela gamificação da plataforma de Ensino à Distância do Senar Goiás.

A gerente de Educação Formal do Senar Goiás, Mara Lima, responsável pelos cursos EaD, destaca que a proposta de gamificação é tornar o portal de Ensino à Distância mais envolvente. “Ao inserir táticas de jogo com recompensas como pontos, medalhas e rankings, objetiva-se potencializar e agregar valor à experiência educacional do aluno que deseja aprender com os cursos EaD do Sernar Goiás”, conclui.  O aluno acumula pontos ao realizar seu cadastro no portal de educação, ao matricular-se em um novo curso e ao concluir um curso, independente do programa de ensino ou de quanto tempo o aprendizado durar. A regra é básica: quanto mais cursos concluir, maiores serão as recompensas. Funcionando desde o mês de março, quase quatro mil alunos já pontuaram e muitos por conclusão dos cursos. Apenas os alunos mais dedicados e com sede de saber ficam no topo dos rankings.

Nenhum valor material está envolvido na gamification do portal Senar Goiás. O portal deseja proporcionar conhecimento para profissionais realizarem melhor suas funções técnicas e com a gamification dar um incentivo extra para essa finalidade

CURSO RECUPERAÇÃO DE PASTAGENS DEGRADADAS

No curso Recuperação de Pastagens Degradadas, o aluno aprende as principais técnicas utilizadas para realizar a intervenção das áreas afetadas, recuperando o solo local, aumentando o desempenho animal e retomando a sustentabilidade econômica da propriedade.

CURSO TRATAMENTO DE DEJETOS ANIMAIS

Focados no ensino de métodos de aproveitamento dos dejetos animais e os benefícios que a implementação de um sistema de tratamento pode proporcionar para a propriedade. Além de ser uma prática que reduz a emissão de gases de efeito estufa, também pode agregar valor ao seu negócio rural.

CURSO FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO

Ensina o processo de fixação biológica de nitrogênio e como utilizar a tecnologia de inoculação para aumentar a produtividade e a sustentabilidade na lavoura.

CURSO MUDANÇAS CLIMÁTICA E AGRICULTURA

As alterações climáticas impactam diretamente na atividade agropecuária, sendo importante conhecer medidas possíveis para lidar com essas variações no setor. Neste curso, o aluno aprende alguns conceitos importantes relacionados às mudanças climáticas, bem como os acordos e programas criados para conter os impactos negativos desse fenômeno

CURSO ENERGIA FOTOVOLTAICA

O Sol pode brilhar diferente em suas terras! No curso, o aluno aprende tudo sobre como gerar a própria energia elétrica a partir da luz solar: os tipos de sistemas, como funciona a instalação fotovoltaica e até como pode ser feito o financiamento dessa tecnologia em sua propriedade.

CURSO INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CAMPO

A inovação ganhou terreno no agronegócio! Neste curso, o aluno entende como as revoluções industriais afetaram a vida no campo, quais transformações estão acontecendo atualmente e como fazer uso de tecnologias digitais em propriedades rurais.

Comunicação Sistema Faeg/Senar