Crv Industrial, Unidade De Minas Gerais, Intensifica Pesquisa Com Novos Clones E Variedades De Cana - 1

CRV Industrial, unidade de Minas Gerais, intensifica pesquisa com novos clones e variedades de cana

Print Friendly, Pdf &Amp; Email

Unidade localizada em Capinópolis desenvolve pesquisas para aumentar a produtividade

 A busca por variedades mais  produtivas,  resistentes  a  pragas  e  doenças,  com um  maior  desempenho  em  ambientes  restritivos  e  melhor  colheitabilidade são os  pilares  que norteiam o  plano de desenvolvimento varietal  da CRV Industrial – unidade de Capinópolis (MG).

O programa foi iniciado há quase dois anos e conta com um alto investimento em pesquisa. São mais de 35 clones promissores e outras dez variedades comerciais em estudo. “Entende-se que a variedade é um dos principais pilares para o aumento de produtividade no canavial”, explica, o Engenheiro Agrônomo e Supervisor de Qualidade Agrícola – P&D da unidade, Iranildo Silva.

Ele complementa que estudo baseia-se na   pesquisa  com  novos  materiais  e  variedades  comerciais já consagradas e modernas. “O processo de escolha de novos cultivares começa com a  obtenção  de  dados  da  experimentação  agrícola  da  Rede  Interuniversitária  para  o Desenvolvimento  do  Setor  Sucroenergético  (RIDESA),  introdução  e  avaliação agronômica/fitopatológica dos novos materiais nos campos de competição varietal realizados em ambientes de produção mais representativos”, pontua Silva.

Para tanto, a equipe de Qualidade Agrícola – Pesquisa & Desenvolvimento da unidade realiza diversos ensaios em diferentes tipos de ambientes  de produção, a fim de alocar as variedades adequadas ao seu ambiente de produção.

Os estudos também buscam o aumento da  longevidade  do  canavial;  a maximização da  produção  de  ATR/ha; a  redução da  variação no ATR/t de cana ao longo da safra; a  minimização de risco sanitário através da redução da concentração varietal; além de otimizar a logística da colheita.

Entre os  clones  que  têm  se  mostrado  mais  promissores  até  o  momento,  destacam-se: RB127825, RB07818, RB987917, RB977526, RB056351, RB036152, RB987932, RB975033,  RB05876, RB097210. Já entre as variedades comerciais que irão ter uma participação no censo  são: RB975201, RB928064, RB975242, RB985476. Os materiais mais cultivados na unidade  são: RB966928, CTC4, RB867515, RB92579, CTC9001.

 A usina

A CRV Industrial, unidade Capinópolis, concluiu em 2020 a sua primeira safra. Foram moídos mais de um milhão de toneladas de cana-de-açúcar. Entre os anos de 2017 a 2020, a unidade, gerou quase dois mil empregos diretos e tem proporcionado o aumento no índice de postos de trabalho nas cidades da região do Pontal do Triângulo, em especial, de Ipiaçu e Capinópolis. Hoje  a unidade conta com  930 colaboradores. (Assessoria de imprensa)

 

Veja Também

ABSOLAR fortalece atuação no território nacional com novo coordenador no estado de Goiás

Conselho da entidade nomeou Francisco Maiello, que vai reforçar a colaboração regional no desenvolvimento de …