Coprocessamento É Solução Para O Agronegócio Destinar Resíduos De Forma Ambientalmente Correta - 1

Coprocessamento é solução para o agronegócio destinar resíduos de forma ambientalmente correta

Print Friendly, Pdf &Amp; Email

Verdera, unidade de gestão de resíduos da Votorantim Cimentos, transforma mensalmente 22 mil toneladas de resíduos agro em energia nas Regiões Centro-Oeste e Norte do País

Coprocessamento É Solução Para O Agronegócio Destinar Resíduos De Forma Ambientalmente Correta - 4O agronegócio alcançou participação de 27,4% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2021. Junto com o volume crescente da produção deste setor tão importante para a economia do País, surge o desafio de destinar os resíduos provenientes da produção agrícola. Uma das soluções que tem ganhado espaço nesse mercado é o coprocessamento, tecnologia que auxilia a eliminar de maneira ambientalmente correta os resíduos gerados do campo à indústria.

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, é pioneira neste processo no Brasil e atua na área por meio da Verdera, sua unidade de gestão de resíduos. O coprocessamento é uma tecnologia utilizada mundialmente como destinação adequada e ambientalmente correta de diferentes tipos de resíduos que possuem valor energético para os fornos da indústria de cimento. Em resumo, por meio dessa tecnologia limpa, os resíduos são completamente destruídos, sem restar qualquer passivo ambiental devido as altas temperaturas inerentes ao processo de fabricação do cimento. Esses resíduos e biomassas reduzem as emissões tanto durante a produção de cimento quanto no processo de decomposição dos resíduos, que deixam de ir para os aterros.

Por meio da Verdera, são coprocessados, em média, 22 mil toneladas mensais de resíduos da indústria agrícola nas regiões Centro-Oeste e Norte, nas cidades de Edealina (GO), Sobradinho (DF), Corumbá (MS), Nobres (MT), Cuiabá (MT) e Xambioá (TO). A destinação nos fornos das fábricas da Votorantim Cimentos utiliza parte dos resíduos gerados na produção agrícola regional, principalmente de culturas como arroz, soja etc. Além do agronegócio, as unidades da empresa nas regiões também fazem a gestão de resíduos dos setores siderúrgico, farmacêutico, de embalagens, entre outros.

“O agronegócio é fundamental para o desenvolvimento do país e nós valorizamos o potencial que o setor demonstra para avançar ainda mais. Com a parceria que oferecemos aos produtores rurais por meio da Verdera, construímos juntos uma jornada de evolução, auxiliando-os a adotar boas práticas socioambientais, de forma que a produção continue a crescer e gerar emprego e renda, respeitando o meio ambiente e beneficiando a sociedade”, afirma a gerente comercial da Regional Centro-Norte da Verdera, Bárbara Silveira.

Coprocessamento É Solução Para O Agronegócio Destinar Resíduos De Forma Ambientalmente Correta - 6Os resíduos da produção agrícola, na maioria dos casos, não conseguem ser reaproveitados, o que revela um problema para os agricultores. A disposição desses materiais de forma inadequada no meio ambiente gera potenciais riscos de contaminação tanto do solo quanto da água. As soluções ambientais da Verdera trabalham com a visão de economia circular, ou seja, de que os resíduos podem ser reaproveitados e transformados, gerando um novo ciclo de valor.

Na colheita de arroz, por exemplo, o espaço ocupado pela palha prejudica o giro do processo de escoamento do produto e causa impacto ambiental devido ao longo prazo para sua degradação. A Verdera, como parceira na destinação de resíduos, oferece a solução para o agricultor, garantindo que o resíduo tenha um destino correto para descarte, rastreabilidade e atendimento de equipe especializada.

 Compromisso

A Votorantim Cimentos tem como compromisso encontrar novas soluções para o gerenciamento de resíduos, de forma a contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta. Ao longo dos anos, tem acompanhado de perto a evolução das pesquisas e tecnologias para a destinação mais adequada de diferentes resíduos. Desde 2019, a empresa mantém uma estrutura para captar oportunidades para uso de matérias-primas e combustíveis alternativos, contando com um negócio exclusivo para gerenciamento de resíduos, a Verdera.

A iniciativa está em sintonia com os Compromissos de Sustentabilidade para 2030, em que a empresa alinha todas as operações mundiais às demandas atuais e futuras da sociedade para gerar impacto positivo em toda a cadeia produtiva e valor compartilhado nas comunidades em que atua. Os compromissos são divididos em setes pilares: ética e integridade; saúde, segurança e bem-estar; diversidade e inclusão; inovação; pegada ambiental; economia circular e valor compartilhado. (Assessoria de imprensa)

 

Veja Também

Tecnologia Inédita Promete Revolucionar A Aplicação De Fertilizantes No Solo - 14

Tecnologia inédita promete revolucionar a aplicação de fertilizantes no solo

Projeto EMBRAPII oferece economia e sustentabilidade para a agricultura, por meio do manejo de fertilizantes …