Biogás De Dejetos De Animais - 1

Biogás de dejetos de animais

Print Friendly, Pdf &Amp; Email

A Cooperativa Mista da Agricultura Familiar, do Meio Ambiente e da Cultura do Brasil (Coopindaiá), de Luziânia, Goiás,  em parceria com a Embrapa Agroenergia, está trabalhando para produzir biogás a partir de dejetos animais. Em entrevista ao Valor Econômico, Luciano Andrade de Carvalho, diretor presidente da Coopindaiá disse: “Vamos economizar gás, deixar de queimar lenha e de jogar CO2 na atmosfera, além de dar uma destinação sustentável para o estrume do gado leiteiro.”.

Na reportagem do Valor, Itânia Pinheiro Soares, pesquisadora da Embrapa Agroenergia comentou: “é um desafio projetar pequenos sistemas de biodigestão de baixo custo, perfeitamente funcionais, que ofereçam relativa facilidade de manutenção e operação e assegurem boa vida útil ao equipamento.”. Inicialmente, o projeto contemplará três propriedades, “que servirão de modelo para as demais”, detalha a pesquisadora. Cada um dos biodigestores terá capacidade para produzir o equivalente a até quatro botijões de gás mensalmente.

Até 2030, estima o pesquisador Airton Kunz, da Embrapa Suínos e Aves, a meta do programa Manejo de Resíduos da Produção Animal (MRPA), parte da agenda do plano ABC+, é tratar algo como 208,4 milhões de metros cúbicos de dejetos, o que seria equivalente à mitigação de 118,2 milhões de toneladas de CO2 equivalente na natureza. O ABC+ é o plano setorial de adaptação e baixa emissão de carbono na agropecuária, cuja meta é reduzir a emissão de carbono equivalente em 1,1 bilhão de toneladas no setor até 2030.

Veja Também

Parceria Para Desenvolver Tecnologia Para Descarbonização Da Aviação - 10

Parceria para desenvolver tecnologia para descarbonização da aviação

Com o objetivo de reduzir as emissões de gases do efeito estufa pelo setor aeroportuário, …