Esalq/USP

Controle de Pragas é tema do 25º Encontro do GIFC na UNESP de Jaboticabal

Print Friendly, PDF & Email

A reunião ainda contará com apresentações de projetos do Plano de Difusão e Aplicação Tecnológica desenvolvido pelo GIFC, como o Plano Tempo Campo ESALQ e a proposta de levantamento de custos de produção de cana irrigada do PECEGE

O 25º Encontro do Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar – GIFC será realizado no dia 17 de março no Centro de Convenções da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP de Jaboticabal (SP). Com o tema “Controle de Pragas em Cana-de-Açúcar Irrigada e Fertirrigada”, a reunião ainda contará com apresentações de novos projetos desenvolvidos pelo GIFC que fazem parte do Plano de Difusão e Aplicação Tecnológica, lançado pelo grupo em 2016.

O encontro terá palestras de Luiz Carlos de Almeida, da Entomol Consultoria, e de José Antônio de Souza Rossato Junior, pesquisador da Fafram – Faculdade Dr. Francisco Maeda, que falarão sobre os “Efeitos da Irrigação e Fertirrigação no Controle de Pragas na Cana-de-Açúcar com Ênfase em Cigarrinha e Broca”. Joaquim Gonçalves Machado Neto, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP de Jaboticabal (SP), ainda apresentará palestra sobre “Quimigação no Controle de Pragas, Normas e Vantagens”.

Os participantes também poderão conhecer mais detalhes de dois novos projetos fomentados pelo GIFC dentro do Plano de Difusão e Aplicação Tecnológica, iniciativa lançada pelo grupo em 2016. O professor Fábio Marin, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), apresentará informações sobre o projeto Tempo Campo ESALQ, que estabelece cenários através de dados climatológicos e permite a previsão e o monitoramento da safra em relação ao clima.

Durante o encontro, outra parceria desenvolvida pelo GIFC estará em pauta. Os representantes do PECEGE da ESALQ/USP, o Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas, vão mostrar em detalhes o funcionamento da proposta de Levantamento de Custos de Produção de Cana-de-Açúcar Irrigada e Fertirrigada. Serviço que o GIFC oferece para as usinas associadas ao grupo.

Ao final do evento, acontecerá uma visita técnica ao ensaio de cana irrigada coordenado pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP de Jaboticabal. A universidade estuda o desenvolvimento de variedades de cana-de-açúcar com irrigação suplementar e plantadas em sistema de MPB.

Sobre o GIFC
Sediado em Ribeirão Preto (SP), o Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar – GIFC é o primeiro grupo do gênero organizado no Brasil. Criado em 2012, o grupo promove a troca de informações e experiências por meio da realização de reuniões, palestras, seminários e outras iniciativas. Entre os associados estão representantes de mais de 20% das unidades em operação no País. Participam dos encontros realizados pelo GIFC produtores, fornecedores, profissionais liberais, consultores, representantes de instituições de pesquisa e prestadores de serviços ligados ao setor de cana-de-açúcar.

A sustentação financeira do GIFC se dá por meio de patrocínio de empresas fabricantes de sistemas e acessórios de irrigação, bem como de serviços ligados à irrigação. São elas: NaanDanJain, IrrigaBrasil, Valley, Basf, Joplas Sudeste, Metos Brasil, Netafim, Petrofisa, Hidro-Ambiental, Irrigabras e Stringal.

Serviço
25º Encontro do Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar
Data: 17/03/2016 (quinta-feira)
Início: 8h30
Local: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP de Jaboticabal (SP)
End.: Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane, s/nº – Bairro Rural – Campus da UNESP
Programação, inscrições e mais informações: www.gifc.agr.br