Conta de luz aumentou, mas você pode reduzir a sua. Veja como

Print Friendly, PDF & Email

Considerando o anúncio do Ministério de Minas e Energia de que instituirá programa, a partir de 1º de setembro, para conceder descontos nas contas de luz aos consumidores residenciais que reduzirem o consumo de eletricidade, abre-se boa oportunidade para expressiva diminuição dessa despesa mensal. Basta substituir o chuveiro elétrico por aquecedor solar de água, que seu consumo terá redução de 37%, no horário de ponta, compreendido entre 17 e 21 horas. Ou seja, o ganho é duplo: gastando menos energia, pagará menos e, de quebra, fará jus ao desconto que está sendo anunciado pelo governo.

Para tornar a questão mais clara, Oscar de Mattos, presidente da Abrasol (Associação Brasileira de Energia Solar Térmica), explica: “O chuveiro elétrico representa 37% da conta mensal de energia elétrica das famílias brasileiras. Uma forma de extinguir essa despesa é substituí-lo pelo aquecedor solar de água, cujos coletores para captação de energia são completamente desconectados da rede elétrica, não gerando custos adicionais de medição”.

Com um investimento em torno de dois mil reais, obtém-se uma economia significativa na conta de luz, fator que tem importância maior neste momento de crise hídrico-energética e aumento tarifário. Além disso, o aquecedor solar garante água quente em abundância, com absoluta segurança. Também é ambientalmente correto, pois o calor gerado vem de uma fonte totalmente limpa e permanente, que é o Sol.

Os aquecedores solares de água são cerca de quatro vezes mais eficientes do que os painéis fotovoltaicos e atendem a aplicações residenciais de baixa até alta renda. São a alternativa mais eficaz para a redução expressiva do consumo nos chuveiros elétricos. Sua tecnologia está presente no Brasil há mais de 40 anos. São 100% nacionais, geram empregos apenas no País e usam matérias-primas totalmente brasileiras. “As famílias, além de reduzirem suas contas de luz, contribuirão muito para reduzir as ameaças de apagão e/ou de racionamento de energia, ao substituírem seus chuveiros elétricos”, frisa Mattos.

O aquecedor solar de água é o único eletrodoméstico que economiza energia, ante milhares de novos chuveiros elétricos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos incorporados diariamente às residências, que aumentam de modo crescente a demanda atual de eletricidade. Divulgação