Udop

Congresso da UDOP se consagra como maior evento técnico do setor

Maior evento técnico do setor bioenergético do país, o 9º Congresso Nacional da Bioenergia foi um sucesso de público e qualidade das palestras e moderadores. Realizado nos dias 9 e 10 de novembro, em Araçatuba/SP, o evento reuniu cerca de 1,5 mil pessoas, entre congressistas, palestrantes e moderadores.

Para o Presidente executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe, o sucesso do Congresso com a presença de inúmeras usinas e empresas do setor, vindas de 15 estados, mostra o bom momento que vive o setor. “O número recorde de congressistas revela também a avidez dos profissionais por novas tecnologias e práticas que aumentem a produtividade com a redução dos custos, além da credibilidade da UDOP”, afirmou Salibe.

Os congressistas participaram de 12 salas temáticas das áreas Administrativa/Financeira; Agrícola; Comunicação; Controladoria, Planejamento e Custos; Direito do Agronegócio; Industrial; Mecanização; Mercado, Comercialização e Logística; Recursos Humanos; Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Trabalho; Suprimentos e Tecnologia da Informação. Eles puderam se atualizar com os mais renomados palestrantes e moderadores do setor.

Além disso, eles também acompanharam um debate político na sala conjunta de Comunicação e Mercado, Comercialização e Logística com o tema: “Sem políticas de Estado, o setor é capaz de cumprir as metas da COP21?”. Sob a moderação do presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, André Rocha, o debate contou com a presença do Governador em exercício do Estado de São Paulo, Márcio França e o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, além dos renomados debatedores: Amaury Eduardo Pekelman – Vice-Presidente de Relações Institucionais da Odebrecht Agroindustrial; Aurélio César Nogueira Amaral – Diretor da ANP; Celso Junqueira Franco – Presidente da UDOP; Eduardo Vasconcellos Romão – Presidente da Orplana; José Mauro Ferreira Coelho – Superintendente da Diretoria de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis -EPE; Marcos Fava Neves – Professor Titular da FEA/USP-RP; Marina Carlini – Gerente de Desenvolvimento Sustentável – Raízen; Marlon Arraes, Coordenador Geral de Etanol do Departamento de Biocombustíveis do MME; Plínio Nastari – Presidente da Datagro; e Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar/PE e vice-presidente do Fórum Nacional Sucroenergético.

Segundo o Presidente da UDOP, Celso Junqueira Franco, o Congresso já é consagrado como o maior evento técnico do setor e, agora, também tem se destacado nos debates políticos. “A vinda do governador do maior estado produtor de cana do Brasil, do secretário de Agricultura e os representantes do governo federal comprovam que o congresso também está fazendo um bom trabalho em promover as discussões políticas. Isso é muito importante porque o setor tem feito a parte dele, mas precisamos de políticas públicas que valorizem os nossos produtos”, explicou Franco.

“O nosso agradecimento a todos os palestrantes e moderadores que, nos dois dias do evento, compartilharam seus conhecimentos; aos congressistas que estiveram onde a inteligência do setor se reuniu; a todos os apoiadores que acreditaram e investiram para que a 9ª edição do congresso tivesse tanta qualidade e, é claro, a toda a equipe da UDOPque nos últimos cinco meses trabalhou com muita dedicação e carinho para realizar o evento. SOMOS TODOS UDOP”, concluiu Salibe.

Troféu “Medalha da Agroenergia”

Durante o jantar promovido aos participantes do 9º Congresso Nacional da Bioenergia, o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Deputado Arnaldo Jardim recebeu o troféu “Medalha da Agroenergia”, a maior honraria concedida pela UDOP às pessoas que de forma destacada contribuíram, com sua visão revolucionária, para o desenvolvimento do setor da bioenergia.

Ainda no jantar os diretores da UDOP homenagearam o ex-presidente da entidade, Luiz Guilherme Zancaner, que faleceu no último mês de junho, entregando a seus filhos, Bianca e Luiz Guilherme, uma placa de prata e um buquê de flores.

Sorteio

O colaborador da Raízen, de Valparaíso/SP, Émerson Eduardo dos Santos foi o ganhador do grande prêmio do Congresso: uma motocicleta zero quilômetro. Ao final do evento, também foram sorteadas 10 cafeteiras, um VANT doado pela empresa Tech 9 Inovações Tecnológicas, além dos prêmios sorteados pela Syngenta, : dois tablets, um hectare de mudas Plene irrigado com gotejadores Netafim e um implemento para controle da cigarrinha.

Apoio e realização

O 9º Congresso Nacional da Bioenergia foi realizado pela UniUDOP e promovido pela UDOP. O Congresso tem o apoio master do BNDES. Apoiaram este evento as empresas: Bayer CropScience, Beta Renewables, CaseIH, CTC, Deloitte, Doble TT do Brasil, Ensite, FMC, GE, Helamin, Netafim, Novozymes, Odebrecht Agroindustrial, Raízen, Syngenta, Valtra, Vignis.

O Congresso também contou com o apoio institucional da Abag, Alcopar/Sialpar/Siapar, Biosul, Fórum Nacional Sucroenergético, Orplana, Siamig, Sifaeg, Sindalcool/MT, Unica, e Unisalesiano.

Atuaram como mídias parceiras: Canal – Jornal da Bioenergia, CanaOnline, Revista Canavieiros, Jornal Paraná, Revista Opiniões, Revista RPA News e Revista Terra&Cia.

Confira toda as fotos do 9º Congresso Nacional da UDOP no Flickr (www.flickr.com/photos/udop). Nos próximos dias assista na TV UDOP a cobertura completa do evento.

 Agência UDOP de Notícias

 

 

Veja Também

Bagaço de cana vira embalagem que protege equipamentos eletrônicos sensíveis

Material sustentável desenvolvido no CNPEM reduz risco de dano em dispositivos por descargas eletrostáticas Dispositivos …