Com votação até 31 de março, Prêmio Melhores do Biogás evidencia iniciativas que se destacaram em 2022

Print Friendly, PDF & Email

 Na sua segunda edição, distinção promovida pelo 5º Fórum reconhece os destaques do setor em três categorias: Profissional, Organização e Plantas/Unidades Geradoras de Biogás

 

A votação para a escolha dos destaques da 2ª edição do Prêmio Melhores do Biogás já está aberta  e segue até o dia 31 de março de 2023.
Vote Aqui.

A iniciativa do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS), e organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA), busca dar visibilidade e reconhecimento ao Profissional, à Organização, além de valorizar Plantas/Unidades Geradoras de Biogás, considerando projetos em três áreas produtivas: saneamento, indústria e pecuária.

Levando em conta as atuações, especialmente, no ano de 2022, os vencedores serão conhecidos durante o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que será realizado de 18 a 20 de abril de 2023, em Foz do Iguaçu (PR). A entrega da premiação ocorrerá em cerimônia oficial no dia 19 de abril.

Concorrentes ilustram potencial da cadeia produtiva do biogás

Os nomes dos concorrentes à premiação foram sugeridos na primeira etapa da premiação. A partir dessas recomendações públicas, uma comissão técnica avaliadora formada por especialistas do setor realizou a curadoria das indicações para cada uma das categorias.

O objetivo da categoria é destacar profissionais que ajudaram no desenvolvimento do setor do biogás no país em 2022 e, a partir da atuação, as personalidades nomeadas inspirando, inovando e ajudando a fortalecê-lo, seja por meio de pesquisa, de desenvolvimento e inovação ou de processos produtivos, na liderança de empresas ou em outras áreas de instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

A categoria Organização destaca os cases que contribuíram de forma significativa no desenvolvimento e inovação do mercado brasileiro do biogás e biometano em 2022. A nominata pode envolver empresas e organizações, agências e instituições de financiamento, órgãos e grupos de pesquisa dos setores público e privado ou ainda envolvidos no setor e que promovam direta ou indiretamente a gestão adequada de resíduos, a produção a partir de resíduos e o uso do biogás.

  • Plantas/Unidades Geradoras de Biogás: divide-se em outras três categorias, considerando os substratos para a produção de biogás, e o prêmio é destinado a projetos do setor que se destacam pela inovação, eficiência e boas práticas na biodigestão, no processamento e uso do biogás e no gerenciamento do digestato. Podem ser consideradas plantas que gerem energia elétrica, térmica e/ou biometano a partir do biogás.

Indústria: concorrem a EnerDinBo Energia Renovável  e a Frimesa Cooperativa Central.
A categoria valoriza o case gerador de biogás a partir de resíduos de indústrias sucroenergéticas, abatedouros, cervejarias, fecularias e outras.

Pecuária: concorrem a Fazenda Trevisan – Bovinocultura Leiteira, a Granja São Pedro – Colombari – Suinocultura  e a Master Agroindustrial Ltda – Suinocultura.
A categoria destaca as propriedades geradoras de biogás a partir de resíduos da produção de suínos, aves, bovinos e outros animais.

Saneamento: concorrem  a Estação de Tratamento de Esgoto ETE Ouro Verde – Foz do Iguaçu e a Usina Termelétrica a Biogás – UTB – Ponta Grossa Ambiental.
Nesta categoria, o público votante escolhe a planta ou unidade que gera biogás a partir de resíduos sólidos urbanos ou esgoto.

SOBRE O FÓRUM
Maior evento setorial sobre Biogás no Sul do Brasil, a quinta edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é realizada pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS), e organizada pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

A programação ocorre de 18 a 20 de abril e contempla painéis, visitas técnicas e espaço de negócios. O Fórum também reserva espaço para eventos paralelos. As atividades ocorrem em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Veja aqui a programação do 5º Fórum. (Assessoria)

Veja Também

Trilhando os passos das mães

Usina Rubi S.A- unidade Uruaçu contrata mães e filhos O exemplo dos pais pode ser …