A bp bioenergy, uma das principais produtoras brasileiras de etanol, açúcar e bioeletricidade, marcou presença no encontro “Etanol & COP30: Liderança Brasileira Energética Global”, realizado dia 03 deste mês, em Belém (PA). O evento reuniu representantes do setor de bioenergia, autoridades e especialistas para discutir o papel estratégico do etanol na agenda climática mundial e o protagonismo do Brasil na transição energética.
O CEO da bp bioenergy e presidente da bp no Brasil, Andres Guevara de la Vega, destacou o potencial competitivo do país na produção de biocombustíveis e sua contribuição para reduzir as emissões globais de carbono.
“O Brasil já é reconhecido como uma potência em biocombustíveis. Somos o segundo maior produtor de etanol do mundo e líderes em eficiência, graças à produção a partir da cana-de-açúcar — uma cultura que permite baixa emissão e aproveitamento total dos subprodutos”, afirmou o executivo.
Guevara também reforçou que o etanol é uma solução imediata e escalável para os desafios da descarbonização.
“A transição energética ocorrerá por diferentes caminhos, mas o etanol tem um papel essencial. É uma tecnologia madura, disponível e capaz de gerar impacto positivo desde já”, completou.
Promovido pela Bioenergia Brasil, em parceria com a UNICA, a FIEPA, a Jornada COP+ e o Sindicanálcool, o encontro teve como objetivo alinhar propostas e fortalecer o posicionamento dos biocombustíveis como um dos pilares da transição energética brasileira, em preparação para a COP30, que será realizada em novembro de 2025, também em Belém. Canal Jornal da Bioenergia com dados da Assessoria de Imprensa BP