Cenário Macroeconômico Impacta Exportações Do Setor Sucroenergético - 1

Cenário macroeconômico impacta exportações do setor sucroenergético

Print Friendly, Pdf &Amp; Email

Na tarde desta sexta-feira, 11, foi realizada a palestra “Perspectivas de Açúcar & Etanol e Dólar”, ministrada pelo consultor em gerenciamento de riscos na INTL FCStone, Murilo Fontanetti Aguiar. O consultor deu início ao seminário destacando as principais incertezas na economia mundial, com ênfase na bolsa de valores chinesa. Entre as grandes variáveis que podem determinar o futuro do setor sucroenergético estão as safras mundiais, clima, câmbio e cenário doméstico.

Segundo Murilo, o maior problema econômico do setor sucroenergético tem sido o câmbio doméstico e a desvalorização do Real frente ao cenário mundial. “No ano de 2010, o Brasil apresentava crescimento acima de 7,5% ao ano. Desde então passamos por mercado decrescente de PIB. O ano de 2014 foi um ano perdido, estagnado, com crescimento praticamente zerado. A previsão para 2015 do governo é de retração de 1,5%.”

Outro fator importante nesse contexto é a inflação, acima de 9% ao ano. Murilo analisa que, com a decisão do governo de aumentar a taxa Selic, há impacto direto no crescimento do País, o que o consultor chama de “ciclo vicioso”.