Cenário macroeconômico impacta exportações do setor sucroenergético

Na tarde desta sexta-feira, 11, foi realizada a palestra “Perspectivas de Açúcar & Etanol e Dólar”, ministrada pelo consultor em gerenciamento de riscos na INTL FCStone, Murilo Fontanetti Aguiar. O consultor deu início ao seminário destacando as principais incertezas na economia mundial, com ênfase na bolsa de valores chinesa. Entre as grandes variáveis que podem determinar o futuro do setor sucroenergético estão as safras mundiais, clima, câmbio e cenário doméstico.

Segundo Murilo, o maior problema econômico do setor sucroenergético tem sido o câmbio doméstico e a desvalorização do Real frente ao cenário mundial. “No ano de 2010, o Brasil apresentava crescimento acima de 7,5% ao ano. Desde então passamos por mercado decrescente de PIB. O ano de 2014 foi um ano perdido, estagnado, com crescimento praticamente zerado. A previsão para 2015 do governo é de retração de 1,5%.”

Outro fator importante nesse contexto é a inflação, acima de 9% ao ano. Murilo analisa que, com a decisão do governo de aumentar a taxa Selic, há impacto direto no crescimento do País, o que o consultor chama de “ciclo vicioso”.

Veja Também

Bagaço de cana vira embalagem que protege equipamentos eletrônicos sensíveis

Material sustentável desenvolvido no CNPEM reduz risco de dano em dispositivos por descargas eletrostáticas Dispositivos …