Ceise Br Reivindica Ações Para Retomada Do Setor Sucroenergético Ao Bndes - 1
Ceise Br

CEISE Br reivindica ações para retomada do setor sucroenergético ao BNDES

Print Friendly, Pdf &Amp; Email

Empresários associados ao CEISE Br participaram de reunião na sede do BNDES, no final da tarde de terça-feira, 01, com a chefe do Departamento de Energias Alternativas, Lígia Chagas; com a gerente de Infraestrutura; Ana Raquel Martins; e com o gerente do Departamento de Biocombustíveis, Rafael Feijó, para reivindicar medidas específicas para a retomada da cadeia produtiva da cana-de-açúcar, em especial da indústria de base e serviços.

Na oportunidade, o grupo apresentou a solução Retrofit, que consiste na modernização de caldeiras, no aumento da eficiência desses equipamentos para uma maior produção de energia elétrica excedente. No entanto, o trabalho mostrou que a implantação de projetos como esse – os investimentos vão de R$ 10 milhões a R$ 100,00 milhões, em média –, travam pela impossibilidade de acesso aos Programas do BNDES, tendo em vista que a maioria das unidades produtoras está financeiramente comprometida.

Diante do exposto, os empresários solicitaram flexibilização do crédito, criação de um Fundo Garantidor de Investimentos – na fase de implantação do projeto, e garantias do fluxo de caixa, dos recebíveis – venda da energia para a rede, por exemplo. Segundo eles, essas ações beneficiarão tanto usinas quanto indústrias, porque quem produz tecnologia e inovação são as fabricantes de máquinas, equipamentos e sistemas para as unidades.

A equipe do BNDES se comprometeu a encaminhar os apontamentos da reunião para uma discussão mais técnica e ampliada. “Nós vamos levar essa conversa aos departamentos de Bens de Capital, e de Biocombustíveis, e dentro de duas semanas podemos marcar uma nova reunião para darmos andamento a esse fórum”, finalizou Lígia Chagas. Assessoria de imprensa