Portal Unica

Cana, uma alternativa para alimentação animal

Print Friendly, PDF & Email

Com potencial para produzir etanol e açúcar, uma variedade específica desenvolvida pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) também pode ser usada na pecuária, ajudando grandes, médios e pequenos produtores a reduzir custos com alimentação de seus rebanhos bovinos em períodos de escassez de pasto.

Para o diretor Técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Antonio de Padua Rodrigues, a espécie forrageira, tecnicamente chamada de IAC SP93-3046, simboliza a versatilidade da cana e a excelência das pesquisas científicas em andamento no setor sucroenergético brasileiro.

“Instituições como o IAC e o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) são referências mundiais em inovações tecnológicas na área agrícola. Pode-se dizer que somos o único país do mundo capaz de diversificar tão bem a utilização da cana. E a prova disso é a adoção desta espécie por produtores canavieiros e criadores de gado”, avalia o executivo.

De acordo com o pesquisador do IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell, a SP93-3046 tem sido utilizada principalmente em regiões de maior altitude. “É uma variedade muito rica, e que nessas condições apresenta elevada produtividade graças ao extraordinário número de seus colmos. A principal característica desta variedade é a manutenção da qualidade ao longo de muitos cortes”, informa o especialista da instituição ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA).

A espécie forrageira foi desenvolvida e validada em ampla rede experimental desde a década passada que se estendeu pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Mato Grosso, Tocantins e Bahia. “A SP93-3046 é fruto de uma ação que se iniciou em 1993, quando se realizou a hibridação envolvendo a versão SP79-1011. Portanto, ela é filha de uma importante variedade cultivada no passado e que ajudou o Brasil na sua expansão canavieira nos últimos dez anos”, explica Marcos Landell. Unica

Veja Também

ORPLANA requer que produtores de cana recebam créditos outorgados de ICMS

Pleito se faz necessário visto que a concessão dos créditos foi instrumento de ajuste relativos …