Biomassa e biogás em pauta

Print Friendly, PDF & Email

A conjuntura atual do mercado de energia e os avanços na geração de eletricidade a partir da biomassa da cana foram tema das discussões durante o Seminário COGEN / UNICA: “Bioeletricidade: Tecnologia e Mercado”. O evento, no dia 16 de março, teve presença de dezenas de representantes de empresas do setor.

O Subsecretário de Energias Renováveis do Estado de São Paulo, Antonio Celso Abreu Júnior falou sobre os projetos de expansão do uso de energias renováveis dentro da matriz energética estadual e destacou a consulta pública da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo que prevê a injeção do biometano na rede de distribuição junto com o gás natural. “Nós temos 66 usinas sucroenergéticas instaladas com distância de até 20 km dos gasodutos que podem incrementar a oferta do Estado”. De acordo com ele, o estudo está em elaboração e será apresentado em junho, na próxima reunião do CEPE (Conselho Estadual de Política Elétrica). Souza complementou que somente o potencial teórico do biometano advindo da vinhaça no Estado de São Paulo, considerando a produção de etanol na safra 2015/16, seria da ordem de um bilhão de m³/safra, chegando a equivaler 23% do consumo total anual de gás canalizado no Estado de São Paulo.

O Acordo de Paris, assinado pelo Governo Federal, prevê um aumento de mais de 300% na geração de bioeletricidade para a rede a partir de 2014 até o ano de 2030. Estima-se que, somente em 2016, foram injetados na rede algo como 30 kWh para cada tonelada de cana no Sistema Nacional Interligado (SIN), na média, mas este valor pode chegar a 70 kWh/tc, desde que haja o devido investimento em ganhos de produtividade e políticas públicas mais claras que direcionem e estimulem investimentos.

Canal-Jornal da Bioenergia com dados da Unica

Veja Também

ANP publica metas preliminares de redução de emissões de gases causadores de efeito estufa para 2024

AANP torna públicas as metas preliminares para 2024 de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa aplicáveis a …