Home » Biodiesel e Biogás » Biogás/ Microgrid – segurança energética e avanço da GD nacional

Biogás/ Microgrid – segurança energética e avanço da GD nacional

Print Friendly, PDF & Email

A implantação e o desenvolvimento da Microgrid é outra tendência para 2020 e para os próximos anos, pois trará mais segurança energética ao campo e poderá reduzir prejuízos que eventuais quedas de energia causam aos produtores rurais. O primeiro projeto-piloto dessa tecnologia será implantado em 2020, no Oeste do Paraná, na Granja São Pedro, que no seu histórico tem o pioneirismo em ter sido a primeira unidade em GD no país há mais de uma década.

A novidade representa um marco de inovação no desenvolvimento da geração de energia do Brasil. “A Microgrid é um esquema de arranjo de eletricidade que beneficiará o produtor rural em situações emergenciais de queda de energia, operando de modo isolado da rede elétrica principal, tendo o biogás como fonte energética”, explica Natali. Além da equipe do CIBiogás, o projeto conta com o trabalho técnico do Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (Lasse) e Núcleo de Inteligência Territorial (NIT), ambos do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em parceria com a Copel, financiado pela Itaipu Binacional.

Pesquisa e Desenvolvimento
O avanço das energias renováveis em 2020 também será impulsionado por outros projetos de P&D da ANEEL. Um deles, desenvolvido pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) do Rio Grande do Sul, CIBiogás e à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tratará de entregar proposições de mudanças regulatórias e modelos de negócios para o setor de GD. A intenção é promover sinergia de interesses entre a concessionária e os clientes geradores de energia por meio de métodos renováveis, como a solar e a biomassa.

O pesquisador, engenheiro eletricista e coordenador do projeto, Maurício Sperandio (UFSM), acredita que os estudos irão fomentar a implementação de novos modelos de negócio envolvendo a GD por parte da distribuidora, e espera que impulsione o mercado, estimulando a diversificação de fornecedores de equipamentos, emprego, renda e novas plantas de biogás e energia solar. CIBiogás