Biogás: governo federal avalia incentivos para o setor

A Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás) iniciou diálogo com o governo federal para apresentar em detalhes o Programa Nacional de Biogás e Biometano (PNBB) desenvolvido pela associação. O objetivo é sugerir políticas públicas específicas que viabilizem o biogás e o biometano no Brasil. Em audiência com o Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o presidente da ABiogás, Cícero Bley Jr detalhou a realidade atual do setor . “Saímos da reunião com o ministro convencidos que as energias renováveis em geral, e o biogás em particular, vão experimentar grande impulso neste semestre e no próximo ano”. Segundo Cícero, foi a primeira vez que um ministro de minas e energia se dispôs a ouvir as propostas da associação, se mostrando aberto e conectado com as energias renováveis e comprometido com o debate da diversificação da matriz energética nacional .

Na reunião, os representantes da associação apresentaram o documento com evidências científicas mostrando as vantagens do energético em usos múltiplos para a geração de energia elétrica, térmica e veicular. O programa tem também como destaque a necessidade de criação de leilões de energia, simplificação tributária e desonerações na cadeia produtiva de equipamentos para a produção de biogás e biometano.

“O PNBB pretende estabelecer condições específicas para que os investimentos no biogás e no biometano sejam atrativos para potenciais produtores e usuários e que se estabeleçam como fontes de energia seguras, oficialmente inseridas na matriz energética. O documento está nas mãos do governo”, afirma Cícero Bley, presidente da associação.

 

Canal-Jornal da Bioenergia

Veja Também

Tecnologia verde aproveita palha de milho para gerar bioderivados de alto valor com economia

Em estudo publicado no Biofuel Research Journal, pesquisadores das universidades Estadual de Campinas (Unicamp) e Tecnológica Federal do …