Esalq/USP

Conferência Datagro será dias 17 e 18 de outubro

A 16ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, que acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro, terá um painel exclusivo sobre Biotecnologia em Cana de Açúcar. O Presidente do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) Gustavo Leite e Henrique Amorim, Presidente da Fermentec, debaterão o tema, sob a moderação de Maurilio Biagi Filho, Presidente da Maubisa.

Através de pesquisas em biotecnologia, novas variedades de cana-de-açúcar poderão trazer benefícios para todo o setor sucroenergético, para a economia, para os consumidores e principalmente para o meio ambiente. Gustavo Leite, presidente do CTC, Centro de Tecnologia Canavieira defende que “como já acontece em diversas outras lavouras, a cana de açúcar em breve se beneficiará dos avanços da biotecnologia, e trará importantes progressos no controle de pragas”.

Além da genética, novos sistemas de plantio e colheita mecanizados, manejo da lavoura, sistemas de georeferenciamento e o processo industrial também fazem parte do processo de aprimoramento.

“O CTC está às vésperas de lançar suas primeiras variedades transgênicas, tolerantes à broca, bem como vem desenvolvendo outros projetos em biotecnologia, capazes de aumentar a produtividade e/ou reduzir os custos do setor”, acrescenta Gustavo.

No atual cenário, onde é visível a busca crescente de energia renovável, o aumento na produtividade da cana é extremamente importante para o setor. Entre as principais melhorias estão: tolerância a herbicidas; resistência a doenças e pragas; aumento do teor de sacarose; tolerância à seca e até melhoria do porte da cana, para facilitar a colheita mecanizada.

O Presidente da Fermentec, Henrique Amorim, acrescenta: “Vamos apresentar novas tecnologias que já estão maduras para diminuir custos, aumentar eficiência e otimizar balanço energético na produção de álcool e distribuição da vinhaça”, diz Amorim.

Canal -Jornal da Bioenergia com dados da Datagro

Veja Também

Bagaço de cana vira embalagem que protege equipamentos eletrônicos sensíveis

Material sustentável desenvolvido no CNPEM reduz risco de dano em dispositivos por descargas eletrostáticas Dispositivos …