Freepik

Avançam investimentos em energia solar no Brasil

Print Friendly, PDF & Email

Desde 2012 foram investidos mais de R$ 150 bilhões na fonte solar no Brasil, gerando mais de 911 mil empregos. Os números são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica-Absolar. Esses números representam ainda um outro marco positivo graças a energia solar: foram evitados a emissão de 38,5 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade. Hoje, já são 30 GW de potência instalada, considerando todas as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia em telhados. Isso representa 13,7 % da atual matriz brasileira.

“Finalmente, o Brasil acordou para a energia solar e seus benefícios. Aproveitar uma fonte de energia limpa e barata ajuda no processo de reindustrialização do país, além de estimular a diversificação do suprimento de eletricidade, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco de ainda mais aumentos na conta de luz da população”, afirma Ronaldo Koloszuk, da Absolar. Em geração distribuída de energia, são 21,1 GW de potência instalada da fonte solar, com cerca de R$ 104,5 bilhões em investimentos.

Capacidade instalada

Os estados com maior capacidade instalada de energia solar são : São Paulo: 2,9 GW, Minas Gerais: 2,8 GW, Rio Grande do Sul: 2,2 GW e Paraná: 2 GW. A geração distribuída cresceu 110% e é a modalidade mais consumida, com 21 GW do total da solar fotovoltaica. De acordo com dados da Absolar, desde o início deste ano, a energia solar fotovoltaica cresceu cerca de 20%, ultrapassando assim a fonte eólica, sendo portanto a segunda fonte da matriz elétrica brasileira.

Canal-Jornal da Bioenergia

Veja Também

Agricultor familiar que usa painéis solares terá desconto na conta de luz

Medida foi aprovada pelo Senado com o objetivo de estimular fontes limpas de energia Famílias …