Artigo/ Maturação Nutricional E Seus Benefícios Para O Canavial - 1

Artigo/ Maturação nutricional e seus benefícios para o canavial

Print Friendly, Pdf &Amp; Email

O cenário para este início de safra no setor sucroenergético sinaliza uma queda na produtividade de cana-de-açúcar. Isso se deve, principalmente, aos fatores climáticos que atingiram de forma negativa o desenvolvimento do canavial em meados de 2021. As perspectivas são de uma safra de menor produção de ATR (açúcares totais recuperáveis) com menor produção de açúcar e também menor produção de etanol.

Nesse contexto, a nutrição mineral de plantas, de forma equilibrada na fase de maturação, torna-se uma aliada imprescindível para minimizar essas perdas. Nessa etapa de desenvolvimento, a cultura centraliza seu metabolismo na produção de açúcares e, principalmente, na mobilização desses açúcares para o colmo, incrementando os ganhos com ATR. Todo esse processo fisiológico é mais efetivo com um perfeito balanço nutricional, e o fornecimento de determinados nutrientes nessa fase contribui para essa eficiência.

Formulações contendo potássio (K), responsável pela atividade enzimática da planta; magnésio (Mg), que favorece o processo de fotossíntese; boro (B), elemento estrutural e de fundamental importância no transporte de sacarose; enxofre (S), responsável pela formação de proteína, e fósforo (P), que tem papel imprescindível na atividade energética da planta, favorecem essa etapa fisiológica e, consequentemente, contribuem para os ganhos de produtividade.

Por conta dos inúmeros benefícios que traz tanto para o cultivo quanto para o agricultor, a nutrição na fase de maturação da cana vem ganhando cada vez mais importância e seu uso tem se tornado uma prática amplamente adotada. Pesquisas recentes, realizadas pela Ubyfol, apontam também que a nutrição na fase de maturação traz ganhos expressivos nas características tecnológicas da cana-de-açúcar, favorecendo os processos industriais.

Nesse sentido, o mercado de nutrição foliar já apresenta opções diversificadas para fornecer de maneira balanceada todos os nutrientes necessários ao longo do ciclo de desenvolvimento da cana. É sempre importante lembrar que os maturadores nutricionais são tecnologias inovadoras, respaldados por pesquisas, e são ferramentas indispensáveis para alcançar maior produtividade e ganhos industriais.

Com a cana-de-açúcar figurando entre os principais cultivos do Brasil, de grande importância econômica e social, a adoção de novas tecnologias é fundamental ao produtor que busca se destacar e alcançar a máxima produtividade.

* João Alves é engenheiro-agrônomo, mestre em Sistemas de Produção, com ênfase em nutrição de plantas, e Gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Ubyfol.

 

Veja Também

Artigo/4 Vantagens Na Expansão Do Mercado Livre De Energia - 10

Artigo/4 vantagens na expansão do Mercado Livre de Energia

por Luciano de Albuquerque* Hoje, é possível contratar energia elétrica em dois ambientes: no Mercado …