ADI Systems é a responsável por uma das maiores Estações de Tratamento de Efluentes do mundo

Print Friendly, PDF & Email

Projeto no Laticínios Bela Vista, com investimento superior a R$ 11 mi, contribui com a redução do impacto da atividade industrial e para a conservação dos recursos naturais e do meio ambiente

A ADI Systems, líder mundial no tratamento de águas residuais, é a responsável por uma das maiores Estações de Tratamento de Efluentes, com reatores anaeróbicos de baixa taxa, em indústrias de laticínios, no mundo. É a primeira no Brasil. O projeto foi desenvolvido na quinta maior indústria de laticínios do país, o Laticínios Bela Vista, detentor da marca Piracanjuba, que investiu mais de R$ 11 milhões.

Para formulação, desenvolvimento e realização desse projeto inovador foram necessários cerca de dois anos e meio de trabalho. A ADI Systems forneceu toda a tecnologia canadense e equipamentos, que contemplaram a reformulação da Estação de Tratamento de Efluentes antiga, e a adoção do Reator ADI-BVF, um dos melhores processos disponíveis em todo mundo.
Nesse sistema, o efluente é tratado em meio anaeróbio e o gás formado é captado e enviado para duas caldeiras que utilizam esse combustível para a geração de vapor. A eficiência no tratamento dos resíduos chega a 99%, com a possibilidade de reaproveitamento, também, da água. Por outro lado, o Laticínios Bela Vista, que já utiliza exclusivamente madeira de reflorestamento em suas caldeiras de biomassa, conta com uma redução de 30% no consumo de lenha, graças ao uso do biogás gerado pelo novo sistema.

Sobre a ADI Systems
Localizada em Pirassununga, interior de São Paulo, a sede da ADI Systems no Brasil, uma empresa da ADI Group Inc., é uma subsidiária, que possui o mesmo padrão de trabalho da matriz, localizada no Canadá. Conta com mais de 250 instalações, projetos em 35 países e continua sendo um dos maiores fornecedores de tecnologias de tratamento no mundo.
A empresa oferece soluções em processos anaeróbico e aeróbico de águas residuais, o tratamento do biogás e a utilização de energia renovável recuperada. Entre os diferenciais competitivos da empresa está a personalização dos projetos. Além disso, a empresa participa da concepção e construção do projeto; criação do design; aquisição e fabricação; construção e gerenciamento da instalação; exame de caracterização do resíduo tratável e estudos pilotos; integração de sistemas novos nas operações atuais da instalação; comissionamento e treinamento do sistema e suporte técnico.

 

Assessoria de imprensa

Veja Também

Usina Uruaçu distribuí peixes para colaboradores

Projeto “Peixes para todos” da unidade goiana entregou mais de sete toneladas A Uruaçu Açúcar …