Brasil leva expertise em bioenergia ao Sudeste Asiático

De 25 de julho a 8 de agosto, o Brasil embarca em uma jornada estratégica pelo Sudeste Asiático. Uma delegação formada por especialistas em bioenergia visita Indonésia, Singapura e Vietnã para aprofundar parcerias e compartilhar soluções sustentáveis no setor energético. A missão faz parte da Iniciativa Brasil-ASEAN de Cooperação em Bioenergia, coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.

Com representantes do Programa FAPESP de Bioenergia, Instituto Agronômico de Campinas e Unicamp, a comitiva brasileira tem agenda intensa: reuniões com autoridades governamentais, centros de pesquisa e entidades privadas da região. A proposta é clara — trocar experiências sobre políticas públicas, tecnologia e sustentabilidade aplicadas à bioenergia.

Entre os compromissos, estão visitas de alto nível ao Centro de Energia da ASEAN, em Jacarta, à Autoridade Marítima e Portuária de Singapura, e à Academia de Ciências Agrícolas do Vietnã. O foco dos diálogos inclui temas estratégicos como o avanço dos combustíveis sustentáveis de aviação (SAF), energias limpas para o transporte marítimo e marcos regulatórios que impulsionam o setor.

O embaixador brasileiro na ASEAN, Henrique Ferraro, reforçou a importância da missão, que consolida o Brasil como líder mundial em bioenergia e amplia as oportunidades de negócios e inovação com uma das regiões que mais cresce em investimentos verdes no planeta.

Além de acordos e cooperação, a missão resultará na elaboração de um relatório técnico assinado pela FAPESP e pelo Centro de Energia da ASEAN, com apoio da Agência Nacional de Bioenergia — um documento que poderá servir de guia para políticas conjuntas entre Brasil e países asiáticos.

Canal-Jornal da Bioenergia com dados da Agência Brasileira de Cooperação

Veja Também

Freepik

Busca por certificações de energia renovável mais do que dobraram em dois anos no Brasil

Segundo o Instituto Totum, para 2025, a perspectiva é de que esse número tenha uma …