O 18º Congresso Nacional da Bioenergia, promovido pela UDOP nos dias 1° a 2 de julho, em Araçatuba/SP, é considerado um dos maiores congressos técnicos de bioenergia do mundo. São mais de de 1.600 participantes – usinas, pesquisadores, executivos, acadêmicos, fornecedores e empresas de tecnologia. Ontem e hoje, são 250 palestrantes envoltos em mais de 120 horas de conteúdo distribuídas em 12 salas temáticas, cobrindo cadeias produtivas inteiras – agronomia, logística, TI, segurança, meio ambiente e até marketing. O evento abriu com homenagem aos 40 anos da UDOP e prestou tributo ao fundador Antônio César Salibe. Com foco em inovação, o evento não apresenta apenas novos conhecimentos, mas também parcerias e novos negócios.
Entre os temas mais relevantes, destaque para “Etanol em várias frentes: o desafio de equilibrar oferta e demanda”. Nas 12 salas temáticas destaque para áreas como agronomia, comunicação e marketing, controladoria, planejamento e custos, gestão da logística do açúcar e etanol, gestão de pessoas e remuneração
Industrial, inteligência de mercado, mecanização/automotiva, meio ambiente e gestão de resíduos, dentre outros. O presidente da UDOP, Hugo Cagno Filho, ressaltou em seu discurso na abertura do Congresso que nos 40 anos da entidade, foram honrados legados e renovados o compromisso com o futuro energético do país. Foi feita ainda uma homenagem ao fundador Antônio César Salibe, ressaltando a importância de quem construiu a base sólida sobre a qual a bioenergia brasileira avança hoje.
Salibe
Antônio César Salibe foi quem colocou a UDOP (União Nacional da Bioenergia) no mapa da bioenergia no Brasil. Engenheiro agrônomo talentoso dirigiu a entidade desde sua fundação em 1985 – ainda chamada União das Destilarias do Oeste Paulista – até se tornar referência nacional, qualificando mais de 350 mil pessoas ao longo de 4 décadas de trabalho intenso. Atuou para estruturar a capacitação técnica do setor, criando cursos que abrangeram profissionais de todos os níveis, do operacional à pós‑graduação.
Rogério Mian, Diretor Executivo da UDOP, ressalta que o legado de Salibe fortalece e garante a base sólida para o que ainda será construído no setor pela entidade. “Ao celebrar os 40 anos da UDOP e homenagear o fundador Antonio César Salibe, o congresso reafirma a identidade e a missão da entidade, posicionando-a ainda mais para liderar a transição energética com relevância e inovação.”
Canal-Jornal da Bioenergia