Foto Ilustrativa

8° Seminário Energia + Limpa acontece em Florianópolis

Print Friendly, PDF & Email

Energia e Mobilidade do Futuro: esta ideia vai nortear o 8° Seminário Energia + Limpa, que será realizado nos dias 7, 8 e 9 de junho, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). O evento gratuito, promovido pelo Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (IDEAL), contará com especialistas nacionais e internacionais e com representantes de empresas e cooperativas. Terá ainda uma visita técnica ao Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da UFSC (Grupo Fotovoltaica-UFSC).

Um dos destaques do evento é a palestra “Estratégia Portuguesa para a Mobilidade Sustentável”, de Gualter Crisóstomo, às 20 horas de quarta-feira, dia 07/06. Ele é diretor de Sustentabilidade Organizacional no CeiiA, localizado em Lisboa, um Centro de Engenharia e Inovação orientado para o desenvolvimento de produtos e sistemas nas indústrias da mobilidade, aeronáutica e offshore. Crisóstomo tem sido responsável por atividades de dinamização e monitoramento da estratégia portuguesa associada à mobilidade sustentável.

Outro destaque internacional é Alfonso Blanco Bonilla, secretário-executivo da Organização Latino-Americana de Enegia (OLADE), que apresentará um panorama latino-americano para a energia sustentável. Ele falará no dia 07/06, às 19h30. Bonilla tem ampla experiência na América Latina e Caribe como especialista em Energia e Meio Ambiente, prestando assessoria a governos em temas regulatórios, de política energética e de formulação, avaliação e financiamento a projetos desta natureza.

O segundo dia do evento começa às 9h30 com a apresentação do estudo “O Mercado Brasileiro de Geração Distribuída Fotovoltaica – 2017”, uma iniciativa do IDEAL e com Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha no Rio de Janeiro (AHK-RJ). Em seguida, CELESC e BRDE apresentam seus projetos na área: Bônus Fotovoltaico e Financiamento para Projetos de Energia Limpa, respectivamente. O segundo dia do evento também contará com outros dois painéis, com especialistas e representantes de diversas áreas, são eles: ‘Energia nas Cidades’ e ‘Mobilidade Elétrica’.

Outro destaque do evento será o ônibus elétrico movido à eletricidade solar, o primeiro do Brasil, desenvolvido pelo Grupo Fotovoltaica-UFSC em parceria com as empresas Eletrabus, Marcopolo, Mercedes Benz e WEG. No dia 8/06, o veículo estará em exposição na FIESC, onde os interessados poderão conhecer o projeto e tirar dúvidas sobre ele. No dia seguinte, o ônibus fará o transporte para os interessados em participar da visita técnica.

O 8° Seminário Energia + Limpa tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina, Grupo Fotovoltaica-UFSC, WWF-Brasil e CELESC, além do patrocínio da Engie Energia, IESS Ideal Estudos e Soluções Solares, BRDE, Clemar Engenharia, Fockink, Quantum Engenharia e WEG. O evento é gratuito, e as inscrições ocorrem no primeiro do evento, 07/6, às 18 horas.

 

SERVIÇO

O que: 8° Seminário Energia + Limpa

Quando: 7, 8 e 9 de junho

Onde: FIESC/ Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da UFSC

Inscrições: Gratuitas e devem ser feitas no dia 07/6, a partir das 18 horas.

Informações sobre o evento:

http://institutoideal.org/seminario/

https://www.facebook.com/events/1883826001873688/?active_tab=about

Informações sobre o Instituto IDEAL: http://institutoideal.org/

 

 

Divulgação