Foto Ilustrativa

8° Seminário Energia + Limpa acontece em Florianópolis

Print Friendly, PDF & Email

Energia e Mobilidade do Futuro: esta ideia vai nortear o 8° Seminário Energia + Limpa, que será realizado nos dias 7, 8 e 9 de junho, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). O evento gratuito, promovido pelo Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (IDEAL), contará com especialistas nacionais e internacionais e com representantes de empresas e cooperativas. Terá ainda uma visita técnica ao Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da UFSC (Grupo Fotovoltaica-UFSC).

Um dos destaques do evento é a palestra “Estratégia Portuguesa para a Mobilidade Sustentável”, de Gualter Crisóstomo, às 20 horas de quarta-feira, dia 07/06. Ele é diretor de Sustentabilidade Organizacional no CeiiA, localizado em Lisboa, um Centro de Engenharia e Inovação orientado para o desenvolvimento de produtos e sistemas nas indústrias da mobilidade, aeronáutica e offshore. Crisóstomo tem sido responsável por atividades de dinamização e monitoramento da estratégia portuguesa associada à mobilidade sustentável.

Outro destaque internacional é Alfonso Blanco Bonilla, secretário-executivo da Organização Latino-Americana de Enegia (OLADE), que apresentará um panorama latino-americano para a energia sustentável. Ele falará no dia 07/06, às 19h30. Bonilla tem ampla experiência na América Latina e Caribe como especialista em Energia e Meio Ambiente, prestando assessoria a governos em temas regulatórios, de política energética e de formulação, avaliação e financiamento a projetos desta natureza.

O segundo dia do evento começa às 9h30 com a apresentação do estudo “O Mercado Brasileiro de Geração Distribuída Fotovoltaica – 2017”, uma iniciativa do IDEAL e com Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha no Rio de Janeiro (AHK-RJ). Em seguida, CELESC e BRDE apresentam seus projetos na área: Bônus Fotovoltaico e Financiamento para Projetos de Energia Limpa, respectivamente. O segundo dia do evento também contará com outros dois painéis, com especialistas e representantes de diversas áreas, são eles: ‘Energia nas Cidades’ e ‘Mobilidade Elétrica’.

Outro destaque do evento será o ônibus elétrico movido à eletricidade solar, o primeiro do Brasil, desenvolvido pelo Grupo Fotovoltaica-UFSC em parceria com as empresas Eletrabus, Marcopolo, Mercedes Benz e WEG. No dia 8/06, o veículo estará em exposição na FIESC, onde os interessados poderão conhecer o projeto e tirar dúvidas sobre ele. No dia seguinte, o ônibus fará o transporte para os interessados em participar da visita técnica.

O 8° Seminário Energia + Limpa tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina, Grupo Fotovoltaica-UFSC, WWF-Brasil e CELESC, além do patrocínio da Engie Energia, IESS Ideal Estudos e Soluções Solares, BRDE, Clemar Engenharia, Fockink, Quantum Engenharia e WEG. O evento é gratuito, e as inscrições ocorrem no primeiro do evento, 07/6, às 18 horas.

 

SERVIÇO

O que: 8° Seminário Energia + Limpa

Quando: 7, 8 e 9 de junho

Onde: FIESC/ Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da UFSC

Inscrições: Gratuitas e devem ser feitas no dia 07/6, a partir das 18 horas.

Informações sobre o evento:

http://institutoideal.org/seminario/

https://www.facebook.com/events/1883826001873688/?active_tab=about

Informações sobre o Instituto IDEAL: http://institutoideal.org/

 

 

Divulgação

Veja Também

ANP publica metas preliminares de redução de emissões de gases causadores de efeito estufa para 2024

AANP torna públicas as metas preliminares para 2024 de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa aplicáveis a …