Etanol de milho pode suprir demanda de biocombustíveis

Print Friendly, PDF & Email

Umas das novidades do 8º Congresso Nacional da Bioenergia, que acontece na próxima semana, dias 11 e 12 de novembro, será a sala de Inovação Tecnológica em Etanol de Milho. Como uma alternativa ao biocombustível proveniente da cana-de-açúcar, o etanolde milho é uma possibilidade inovadora para suprir a demanda necessária de biocombustíveis na matriz energética nacional nos próximos anos.

Para embasar os assuntos com propriedade, foram convidados grandes especialistas no mercado de etanol. É o caso do presidente da Consultoria Datagro, Plínio Nastari, que abrirá a sala com uma palestra sobre “O etanol de milho no Brasil” e da Dupont, que discutirá dois temas: “Diferentes tecnologias para produção de etanol de milho” e “Etanol celulósico – Esforços tecnológicos DuPont com biomassa de cana-de-açúcar e milho”. A apresentação será, respectivamente, da gerente técnica, Ana Paula Goes e o gerente de tecnologia, Wilson Araújo, ambos da DuPont. A moderação será de Plínio Nastari.

Outro painel a ser apresentado no primeiro dia, consistirá em discutir a produção desse novo biocombustível. O diretor geral da JBR Engenharia, João Luis Bortolussi Rodrigues palestrará sobre a “Tecnologia na produção de etanol de milho/sorgo”. Na sequência, haverá uma apresentação sobre “StarchCane®: Processo simultâneo cana e milho para produção de etanol”, realizada pelo Diretor Engenharia de Processos e Novas Tecnologias da Fermentec, Alexandre Godoy. Já o engenheiro de projetos sênior da Dedini, Marcílio Gurgel, apresenta seus conhecimentos na palestra “Projetando e construindo plantas nacionais de etanol de milho”.

No segundo dia, as discussões da sala se iniciam com a apresentação do sócio executivo da Ecoagro, Moacir Ferreira Teixeira. Ele discutirá o tema “Opções de financiamento para novas plantas”. Em seguida, o “Fomento à inovação em biocombustíveis no Brasil”, será debatido pelo analista pleno da Finep Inovação e Pesquisa, Marcos Barros.

Ainda nesta sala será possível acompanhar um debate entre produtores. Moderado pelo diretor da Aprosoja, Glauber Silveira da Silva, a discussão será com o diretor Administrativo/Financeiro da Usina Rio Verde, Cassio Bellintani Iplinsky e o presidente da Porta Hnos, José Porta. O gerente de etanol de cereais da libra etanol, Adriano Luis Soriano, fomentará a discussão sobre “Plantas flex e incorporadas para produção deetanol de cereais”.

Inscrições

Para se inscrever e obter mais informações sobre o Congresso Nacional da Bioenergia,clique aqui. Dúvidas ou mais informações nos contatos (18) 2103-0528 ou pelo [email protected]. Usinas associadas à UDOP terão direito a 17 inscrições isentas cada.

Realização e apoio

O 8º Congresso Nacional da Bioenergia é realizado pela UDOP e pela STAB – Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil, com promoção da UniUDOP – Universidade Corporativa da UDOP. O Congresso tem ainda o apoio institucional daAlcopar, BioSul, Orplana, Siamig, Sifaeg, Sindalcool/MT, Fórum Nacional Sucroenergético e Unisalesiano.

O evento tem o apoio cultural das empresas: Bayer CropScience, Beta Renewables,Case IH, CTC, Deloitte, DuPont, FMC, GE, Global, Helamin, NexSteppe, Odebrecht,Raízen, São Francisco Saúde, Syngenta, Valtra e Vígnis.

Como mídia parceira atuam os órgãos de imprensa: Revista Amazônia, Revista Biomassa BR, CanaOnline, Canal – Jornal da Bioenergia, Revista Canavieiros, Editora Gazeta, Revista Stab e Revista Terra & Cia.

Serviço:

8º Congresso Nacional da Bioenergia
Data: 11 e 12 de novembro
Local: Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSalesiano
Rod. Senador Teotônio Vilela, 3.821, km 8,5 – Jardim Alvorada – Araçatuba/SP
Inscrições: no portal UDOP (www.udop.com.br) ou clicando aqui
Mais informações: (18) 2103-0528 ou [email protected]

UDOP

Veja Também

Tocantins terá primeira usina de etanol de milho

Através de parceria entre a multinacional Czarnikow, a Agrojem e a ACP o Estado do …