"http://www.canalbioenergia.com.br/wp-content/uploads/2018/11/Marca-650x90-NOV-2018.jpg" />
Home » Empresas e Mercado » Bureau Veritas realiza inspeção aérea para monitoramento de ativos de energias renováveis

Bureau Veritas realiza inspeção aérea para monitoramento de ativos de energias renováveis

Print Friendly, PDF & Email

O Grupo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), passa a realizar monitoramento de painéis solares e aerogeradores por drones no Brasil. A companhia realiza as inspeções técnicas especializadas nas unidades geradoras por meio de um sistema que garante a conformidade com as normas e padrões de qualidade exigidos.

“O uso de drones para o setor de energias renováveis é algo relativamente novo no Brasil, mas que atende à necessidade de avaliar com mais assertividade o estado dos ativos, refletindo em ganhos operacionais importantes para nossos clientes”, destaca Vinicius Parmezani, vice-presidente comercial da América Latina do Grupo Bureau Veritas.

Os drones possuem câmeras de termovisão e equipamentos para avaliação do efeito Corona, como é conhecida a descarga elétrica gerada pela ionização do campo de transmissores com as partículas de ar, umidade ou poeira e que resulta na perda de energia. As novas ferramentas substituem os equipamentos que são utilizados em nível do solo, permitindo maior alcance e visibilidade. O processo ocorre em três etapas. Inicialmente, é feita a captação das imagens por profissionais habilitados para o uso da tecnologia. Após a captação, as imagens são processadas e avaliadas seguindo os critérios e padrões definidos pelo Bureau Veritas, garantindo, por fim, a entrega do relatório de integridade do ativo.

Além do monitoramento de ativos em operação, o Grupo possui contratos de inspeção e supervisão de elementos geradores, dos equipamentos e das matérias para construção os parques eólicos, através de avaliação de fábrica, diligenciamento, acompanhamento de testes, inspeção final, análise dos documentos de qualidade e inspeção pós-embarque. “Todas as etapas e evidências são acompanhadas pelos nossos clientes através de uma aplicação que temos na nuvem, tornando o processo transparente e eficiente”, ressalta Vinicius.

Os modelos implementados no Brasil foram inspirados na experiência internacional do Bureau Veritas em países como Uruguai, Alemanha, França, China e nos Estados Unidos.