Home » Bioenergia

Bioenergia

Gerador de energia a biometano

Depois de lançar a linha de geradores a diesel, ampliando o portfólio no setor de energia, a FPT Industrial participou da FIEE Smart Future, 30ª Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação, um dos mais importantes eventos do setor na América do Sul, em São Paulo. A empresa expôs o gerador GSNEF140B na configuração Cabinado, com 140 kVA …

Read More »

Cemig GD terá participação em até 9 usinas solares em MG

A Cemig Geração Distribuída será parceira da Mori Energia em até nove usinas solares fotovoltaicas em Minas Gerais. Nesta manhã (30/8), a empresa especializada em energia renovável e geração distribuída protocolou junto ao executivo estadual a intenção de instalar 32 usinas no estado, projeto que envolve aporte de R$ 530 milhões. De acordo com o diretor-presidente da Cemig GD, Danilo Gusmão …

Read More »

Uso de biometano em frota de veículos pesados

Uso de biometano em frota de veículos pesados é realidade. O biometano é um biocombustível oriundo do biogás, que é produzido a partir da decomposição da matéria orgânica. Seu uso em frotas de veículos pesados contribuiria ambiental e economicamente, podendo minimizar a dependência de combustíveis fósseis, já que emite 85% menos gases de efeito estufa em relação ao diesel e pode …

Read More »

Bioenergia pode ajudar a mitigar as mudanças climáticas

A bioenergia pode ajudar na mitigação das mudanças climáticas globais contribuindo para diminuir a queima de carvão, petróleo e gás natural para geração de energia e, consequentemente, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa para a atmosfera. Pesquisadores brasileiros e estrangeiros que têm estudado o assunto defendem ser possível expandir o uso de bioenergia sem degradar o solo, comprometer …

Read More »

Florestas energéticas: alternativa limpa e renovável

Desde os primórdios, o homem queimava as florestas para obter calor e energia.  E nos tempos atuais, a combustão ainda é fonte de energia. Na matriz energética brasileira, por exemplo, a queima de biomassa e de carvão mineral representa 10,5%, isso é 18.039 Megawatt (MW) da energia consumida no Brasil. Uma das principais fontes desta energia são as florestas energéticas, …

Read More »

RenovaBio reduzirá 600 milhões de toneladas de carbono da atmosfera até 2020

A indústria sucroenergética representa um grupo estratégico no processo de redução da emissão de carbono em virtude da produção de biocombustível e bioeletricidade, que posiciona o setor como o emissor com maior capacidade de geração de CBIO (Créditos de Descarbonização). O Ministério de Minas e Energia, por meio do RenovaBio (Política Nacional de Biocombustíveis), estabeleceu promover uma redução de 10% …

Read More »

Mudanças climáticas podem acabar com a civilização até 2050, diz estudo

Um relatório publicado pelo Centro Nacional de Descoberta do Clima da Austrália defende que, se nada for feito, as mudanças climáticas podem levar ao colapso da civilização humana até 2050. Os especialistas acreditam que, no atual ritmo de aquecimento global, a temperatura subirá cerca de 3 graus Celsius nos próximos 30 anos. “Há um risco existencial para a civilização […] …

Read More »

Renovabio cria oportunidades e desafios para produção de etanol

O setor de cana-de-açúcar está diante de uma estrada longa. De mão dupla. Uma pista leva à tremenda oportunidade. A outra traz brutal desafio. Seu traçado foi desenhado pela lei que criou o RenovaBio, programa de incentivo ao consumo de biocombustíveis, em especial de etanol. A expectativa é de um salto na produção atual de 33 bilhões de litros, para …

Read More »

RenovaBio impulsiona a posição estratégica dos biocombustíveis

O RenovaBio, Política Nacional de Biocombustíveis do governo federal criada para garantir o papel estratégico dos biocombustíveis e a segurança energética, deve impulsionar os investimentos e a participação do setor na matriz energética brasileira por meio de produtos como bioquerosene, biogás, etanol, biodiesel e cogeração de energia elétrica. Governo e os representantes do setor esperam incentivar a expansão dos biocombustíveis, …

Read More »

Geração solar compartilhada é alternativa para consumidor

O ano de 2016 foi um marco para a energia renovável, em especial da solar. No dia 1º de março daquele ano entraram em vigor as regras para a produção desta tecnologia, com o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, que permite que o consumidor produza a própria energia e que forneça o excedente gerado para a rede de distribuição …

Read More »