Webinar que antecede o 5º Fórum vai debater as aplicações térmicas do biogás

Print Friendly, PDF & Email

Evento on-line e gratuito ocorre no dia 30 de março, quinta-feira, e vai apresentar a importância de utilizar biogás para energia térmica

O 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano promove mais um encontro on-line antes do evento presencial em Foz do Iguaçu (PR). Nesta quinta-feira, dia 30 de março, às 16 horas, o bate-papo será sobre “Aplicações térmicas do biogás”.

O webinar será transmitido no canal do Youtube do Fórum e receberá profissionais que apresentarão possibilidades de uso de biogás e biometano para energia térmica em substituição à lenha ou GLP, e a importância de uso na região Sul.

Os webinares em preparação ao Fórum são espaços de oportunidades para que pessoas vinculadas à cadeia produtiva do biogás se conectem entre si e também com as tendências do setor.

O encontro de quinta-feira (30/03) conta com apoio da Associação Brasileira do Biogás (Abiogás) e será mediado pela engenheira de energia, Isabella Sene, analista de Energia Elétrica na entidade.

Serão palestrantes:
– Ansberto Passo Neto, engenheiro químico e sócio-proprietário da BioEficiência Assessoria e Consultoria em Engenharia LTDA e parceiro da TecCalor, patrocinador do 5º Fórum de Biogás e Biometano;
– Cícero Bley, agrônomo e mestre em Engenharia Civil, co-fundador da ABiogás e fundador/diretor da Bley Energias;
– Guilherme Daniel, engenheiro ambiental na Cooperativa Agroindustrial C.VALE.

A abertura do painel terá condução do coordenador do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, Felipe Marques, diretor de Desenvolvimento Tecnológico no Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) e Suelen Paesi, professora e pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul. O CIBiogás e a UCS são duas das entidades realizadoras do Fórum.

Desafios e oportunidades
O engenheiro químico Ansberto Passo Neto irá comentar, em sua apresentação, situações do cotidiano nas quais valem a pena utilizar biogás para energia térmica, citando as melhores práticas e normas técnicas para o uso do energético. Ansberto é especialista em Gestão Empresarial, Perícia Ambiental e Mestre em Bioenergia e, em sua fala, também irá tratar de aspectos técnicos e de segurança no uso térmico do biogás em queimadores. O engenheiro da BioEficiência realiza a consultoria técnica em biogás para a empresa TecCalor, que desenvolve tecnologias para sistemas de aquecimento.

Biogás e biometano como alternativa
O engenheiro agrônomo e mestre em Engenharia Civil, Cícero Bley, observa que a cada dia surgem mais evidências de que a grande crise energética do momento é a provocada pela falta de lenha. “A insustentabilidade de uma fonte energética que leva 7 a 9 anos para ser colhida e em 90 dias torna-se cinzas, revela-se e assusta a todos. A transição para outras energias é necessária e urgente, e o gás, principalmente o biometano, aparece como uma das alternativas mais promissoras. Por quê?”, estimula Bley, ao convidar para o webinar. O engenheiro é um dos fundadores do CIBiogás, co-fundador da Abiogás e fundador/diretor da Bley Energias.

A experiência da Cooperativa C.Vale
Guilherme Daniel apresentará um exemplo de aplicação de biogás em uso térmico. Na Cooperativa C.Vale, a experiência se iniciou em 2011, com a instalação de um biodigestor em uma das indústrias de amido de mandioca. “Fizemos adaptações em nossa caldeira e injetamos o biogás junto à grelha de queima do cavaco de eucalipto. O biogás era inserido na chama do cavaco. Atingimos economia média anual de 70 a 75% de cavaco. O projeto, na época, se pagou em 60 dias de operação da indústria”, relata Daniel, que é especialista em segurança do trabalho e em energias renováveis, com ênfase em biogás. Um ano após o início da experiência, a organização cooperativa instalou o mesmo projeto em outra indústria. “Com o tempo fizemos algumas melhorias no processo, principalmente com a instalação de queimadores automatizados e sistemas de controle”, explica o engenheiro, que atua na C.Vale há 16 anos.

A participação no webinar é gratuita e aberta ao público.

SOBRE O FÓRUM
A quinta edição do Fórum Sulbrasileiro de Biogás e Biometano ocorre de 18 a 20 de abril de 2023, no Hotel Golden Park Internacional, em Foz do Iguaçu (PR). O evento mantém um formato que proporciona, além da transferência de conhecimento, a partir dos debates em plenária, ampla oportunidade para conectar pessoas e ideias em visitas técnicas, no Espaço de Negócios e em eventos paralelos.

Os realizadores da quinta edição são o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR), a Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul (RS).

Foto: Amidonaria C.Vale de Navegantes, Assis Chateaubriand (PR)

Foto| Imprensa C.Vale (Assessoria)

Veja Também

Usina Uruaçu distribuí peixes para colaboradores

Projeto “Peixes para todos” da unidade goiana entregou mais de sete toneladas A Uruaçu Açúcar …