Válvulas de controle aumentam a confiabilidade e a produtividade nas plantas de óleo e gás

Print Friendly, PDF & Email

O setor de óleo e gás fornece os combustíveis, lubrificantes e químicos derivados usados na vida cotidiana. A extração e o processamento das matérias-primas geralmente ocorrem em condições adversas, principalmente se ocorrem em zonas climáticas extremas ou em alto-mar. Isso exige equipamentos confiáveis e resistentes a altas pressões, temperaturas elevadas e fluídos corrosivos ou incrustantes.

As válvulas compõem grande parte dos equipamentos de uma planta de produção petroquímica. Todos os tipos de gases e líquidos presentes nessa planta devem passar por várias válvulas, que são responsáveis por bloquear ou direcionar esses fluídos para diversos equipamentos de processo, de acordo com a etapa de produção. Na indústria de óleo e gás, as válvulas são classificadas em várias classes, levando em consideração o tipo de obturador, o material do corpo, o método de acionamento e o  design. Entre as mais importantes estão as válvulas plug, globo, guilhotina, esferas plenas ou segmentadas, borboleta e de alívio, que desempenham um papel crucial na prevenção de riscos de explosões e outros danos. Sendo assim, é essencial otimizar os processos de refinamento com controles sofisticados e com os mais rigorosos padrões de segurança.

A Valmet, líder global no fornecimento e desenvolvimento de tecnologias, automação e serviços para indústrias de processo, oferece soluções que atendem às mais diversas aplicações, desde a exploração, transporte até o refino de óleo,  gás e derivados. As soluções em válvulas de controle da Valmet são amplamente utilizadas em processos de refino em todo o mundo. Ao longo dos últimos 65 anos, a Valmet entregou válvulas, atuadores e posicionadores para refinarias em mais de 100 países, auxiliando centenas de clientes a aprimorar a confiabilidade, produtividade, segurança e sustentabilidade de seus processos por meio de soluções de válvulas adequadas a cada aplicação.

O portfólio da multinacional abrange todas as aplicações regulares, tanto as de tipo on-off quanto as de controle, além de aplicações mais exigentes, que incluem válvulas para a produção de hidrogênio em unidades PSA, para aplicações com catalisadores, oxigênio e até mesmo situações especiais de manuseio de olefinas, aromáticos, solventes e combustíveis. Oferecemos válvulas de controle do tipo globo ou rotativas, desenvolvidas em materiais especiais, como aço inoxidável duplex, super duplex ou monel. Além disso, fornecemos válvulas com internos especiais projetados para controlar fenômeno de flashing em fluidos não limpos. Também fazem parte da oferta internos especiais para controle de ruído e cavitação, disponíveis em diversas configurações para atender precisamente às necessidades do processo.

“Em um ambiente onde a segurança e a proteção ambiental são tão críticas quanto a rentabilidade e o desempenho, os operadores são desafiados a encontrar a combinação certa de tecnologias que os ajude a alcançar o equilíbrio ideal entre esses requisitos. A eficiência dos processos nas indústrias de óleo e gás está fortemente baseada na qualidade dos equipamentos. É fundamental que cada equipamento seja seguro, durável e confiável. A Valmet reúne todos esses atributos em sua ampla gama de válvulas, atuadores e posicionadores”, explica o Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Valmet, Rodrigo Bonas.

Controles de válvula inteligentes fazem a diferença

Os controles e diagnósticos inteligentes de válvulas, assim como os posicionadores, aumentam a eficiência dos processos ao longo de períodos prolongados. Eles garante que as condições perigosas não passem despercebidas, evitando reparos tardios que resultam em custos adicionais. Sem controles inteligentes de válvulas, as plataformas gastam mais tempo e dinheiro em manutenção, e são obrigadas a manter um estoque maior de peças e equipamentos.

O posicionador inteligente Partial Stroke Test Neles ValvGuard eleva o padrão de segurança das válvulas e, por consequência, de toda a planta. Ele é compatível tanto com válvulas de bloqueio de emergência (ESD) quanto com válvulas de alívio de emergência (ESV). Suas funções e recursos exclusivos e avançados são especialmente projetados para aplicações de segurança. Com a maior variedade de testes e diagnósticos de válvulas de segurança disponível no mercado, juntamente com sua considerável capacidade pneumática, diagnósticos de fácil utilização e compreensão acessíveis através do DTM Neles Valve Manager™, aliados à seleção de sensores, transmissores de posição e chaves limites integrados, juntamente com a comunicação HART & Foundation Fieldbus, ele oferece uma solução imbatível, promovendo maior eficiência, confiabilidade e segurança.

Os controles permitem que os operadores otimizem dispositivos e monitorem equipamentos para resolver problemas de forma proativa, possibilitando a implementação de  uma estratégia de manutenção preventiva. Além disso, a empresa oferece uma ampla gama de serviços, incluindo bombas dosadoras de produtos químicos.

Lançamento Válvula Neles 6D series

A Valmet anuncia o lançamento da série Neles™ 6D, uma válvula esfera de passagem plena com certificação API 6D (certificado no 6D-1529). Essa válvula incorpora a mais recente tecnologia comprovada pela indústria em seu design de corpo, esfera, haste, caixa de vedação e sede. Projetada com recurso de passagem de pig, ela oferece um desempenho duradouro em serviços de isolamento. Seu design modular amplia as opções de seleção de materiais e operadores para atender aos requisitos específicos das aplicações. A seleção dos componentes internos de acordo com a aplicação garante que a válvula possa atender às diversas condições de processo. A série 6D está em conformidade com os mais recentes requisitos da indústria em relação à segurança e às emissões.

Valmet participará da OTC 2023

As soluções desenvolvidas para o mercado de óleo e gás serão destacadas no estande da Valmet no Offshore Technology Conference (OTC) 2023, considerado um dos principais eventos sobre tecnologia offshore do mundo e é o maior do país. O OTC Brasil,  organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), será realizado entre os dias 24 e 26 de outubro, na Expomag, no Rio de Janeiro. O evento reunirá especialistas de diversos países, promovendo a troca de conhecimentos, além de oportunidades de negócios em diferentes áreas da indústria offshore. Alinhado com os compromissos da sociedade global de promover uma transição energética justa e viável, o evento está em sintonia com a  missão da Valmet e incluirá discussões sobre tecnologias e inovações necessárias para criar um futuro mais limpo e sustentável. A programação completa e informações sobre o credenciamento estão disponíveis no site oficial do evento.

Serviço

OTC Brasil 2023

Data: 24 a 26 de outubro

Local: Expo Mag, Rio de Janeiro

Site: https://otcbrasil.org/

Sobre a Valmet

A Valmet é uma desenvolvedora e líder global no fornecimento e desenvolvimento de processos, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Com sistemas de automação e soluções em válvulas de controle de fluxo, a Valmet atende expressiva base de indústrias, visando ser campeã global no atendimento dos seus clientes. Com mais de 17 mil profissionais, a Valmet conta com mais de 220 anos de história industrial e sólido histórico de melhoria e renovação. Em 2022, a empresa de válvulas de controle de fluxo Neles Corporation foi incorporada pela Valmet. A Valmet América do Sul opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Antofagasta, Santiago e Concepción, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br. Assessoria de imprensa

Veja Também

André Rocha assume Presidência da Fieg

André Rocha, Presidente-Executivo do Sifaeg e do Sifaçúcar, assumiu hoje (05) a presidência da Federação …