Entre março de 2024 e agosto de 2025, 154 famílias da Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos (SP), economizaram mais de R$ 110 mil na conta de energia graças à instalação de uma micro usina solar
Localizada em Roseira (SP), a usina tem capacidade de 75 kW e distribui a energia gerada aos moradores por meio de créditos na conta de luz. Desde sua inauguração, em fevereiro de 2024, a instalação já produziu mais de 480 mil kWh, permitindo que as famílias utilizem o valor economizado em necessidades básicas, como alimentação e lazer. A economia mensal varia conforme o consumo, e os créditos são compartilhados entre os associados.
O projeto deve beneficiar a comunidade até 2026. Depois desse período, a mesma usina continuará a gerar créditos para outras comunidades em situação de vulnerabilidade social, por meio do programa Comunidade In, que busca promover desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida através do acesso seguro à energia.
Melhorias na infraestrutura e segurança
Para viabilizar a usina, foram regularizadas as instalações elétricas da favela, garantindo mais segurança e eficiência. Além disso, 55 residências receberam melhorias internas nas instalações elétricas em parceria com organizações sociais.
A iluminação pública também foi modernizada: 30 postes solares foram instalados em ruas e vielas, facilitando a circulação noturna. Recentemente, um projeto de Zeladoria e Segurança Comunitária começou a ser implementado, com foco na prevenção de acidentes elétricos, regularização das instalações e educação sobre consumo seguro de energia.
Investimento em transição energética
No último ano, iniciativas sociais de energia renovável em comunidades vulneráveis receberam investimentos significativos, incluindo a instalação de painéis solares e mais de 200 atividades educativas sobre consumo consciente e eficiência energética. Projetos semelhantes em outras cidades buscam levar energia limpa para instituições comunitárias, praças e organizações da sociedade civil, promovendo inclusão social e qualidade de vida. (Canal – com informações da assessoria de imprensa)