Toyota apresenta primeiro protótipo de veículo híbrido flex do mundo

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A Toyota apresentou na segunda-feira (19/03), em São Paulo, o primeiro protótipo de veículo híbrido equipado com motor de combustão interna flexfuel. O projeto, que tem o apoio da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), combina um propulsor elétrico e outro flexível a gasolina e etanol. A iniciativa colocou lado a lado as equipes de engenharia da Toyota Motor Corporation, no Japão, e da Toyota do Brasil, para somar esforços e buscar sintonia entre as duas tecnologias.

O trabalho foi direcionado no sentido de extrair o potencial máximo de cada solução; alta eficiência, baixíssimos níveis de emissões e capacidade de reabsorção dos impactos de gás carbono, ao utilizar combustível oriundo de fonte 100% renovável. O protótipo foi construído sobre a plataforma do modelo Prius, usada como base para condução dos trabalhos. A marca ainda estuda possibilidades de produção desta tecnologia no Brasil no futuro.

O protótipo do primeiro automóvel híbrido flex faz parte de um conjunto de esforços da Toyota no cumprimento de metas ambientais ambiciosas, previstas no seu Desafio Ambiental 2050. Adicionalmente, elucida a ambição da marca em produzir carros cada vez melhores, a fim de colaborar com a redução de impactos ambientais causados pelos automóveis o mais próximo possível ao nível zero de emissão.

“Estou muito orgulhoso de nossos engenheiros da Toyota do Brasil, que trabalharam em conjunto com a equipe de nossa matriz, no Japão, com objetivo de desenvolver o veículo híbrido mais limpo do mundo, que usa etanol, para nossos clientes brasileiros. A inovação demonstra que a Toyota segue a passos firmes rumo à jornada em prover uma nova sociedade de mobilidade”, diz Steve St.Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, Argentina e Venezuela.

Estudos preliminares realizados pela Toyota do Brasil apontam que o híbrido flex possui um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção na emissão de CO2 gerado desde o início do ciclo de uso do etanol extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do carro. Quando abastecidos apenas com etanol (E100), os resultados se mostraram ainda mais promissores.

Da concepção ao protótipo

Até chegar à formatação do primeiro protótipo, a Toyota realizou diversos testes em escala de laboratório, que tiveram início há quase três anos atrás, em meados de 2015. Em cerimônia realizada hoje, com a presença de representantes do governo do Estado de São Paulo e parceiros, a companhia deu início à fase de testes de rodagem.

No primeiro momento, o veículo percorrerá um trecho de mais de 1.500 quilômetros entre os estados de São Paulo e Distrito Federal, colocando à prova a durabilidade do carro em percursos desta natureza, para avaliar o conjunto motor-transmissão, quando abastecidos com etanol, nas estradas brasileiras.

A partir daí, novos dados serão coletados. Eles informarão a performance do carro e servirão para possíveis ajustes, com objetivo de buscar o balanço ideal de todo o conjunto. “Mais do que um marco em nossa sexagenária história no Brasil, este protótipo é o ponto de partida para a escrita dos nossos próximos 60 anos. A Toyota acredita que o híbrido flex, quando produzido em escala comercial, possibilitará a reabertura de um novo período de aprimoramento técnico de toda a cadeia automotiva”, declara Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Parte dos esforços da Toyota na corrida para cumprimento de seu Desafio Ambiental 2050 passa, especialmente, pela necessidade de engajar e mobilizar parceiros de negócios que atuem em consonância com a visão em prol da mobilidade sustentável.

Inspirada por este propósito, a UNICA tem apoiado o projeto, por reconhecer o etanol como combustível eficiente em sistemas de propulsão avançados e adiciona a importância do biocombustível no combate ao aquecimento global e no cumprimento das metas ambientais do Brasil no Acordo do Clima (Cop21), estabelecido em 2015, em Paris, contando com a capacidade de produção e abastecimento da indústria sucroenergética brasileira.

A entidade reforça que o etanol está cada vez mais presente nas discussões ambientais mundiais voltadas para a descarbonização dos transportes. “Entendemos que estamos em um processo de transição para novos cenários de mobilidade sustentável e o etanol é parte deles. Nesse sentido, acreditamos que tecnologias inovadoras, como o veículo híbrido, podem fazer parte dessa transição coexistindo com os biocombustíveis, principalmente no Brasil, onde o consumidor dispõe de infraestrutura ampla de abastecimento”, completa Elizabeth Farina, presidente da UNICA.

60 anos de Toyota no Brasil

O ano de 2018 é muito especial para a Toyota Brasil, pois marca o sexagésimo aniversário da empresa.

Ao longo desta trajetória, a empresa participou ativamente do desenvolvimento industrial e econômico brasileiro e orgulha-se dos grandes investimentos realizados em sua operação local, sempre pensando no crescimento sustentável de seus negócios e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

Com o tema “Reinventando o Futuro”, a Toyota pretende comemorar esses 60 anos de Brasil ansiosos. Este ano, a marca trabalha em grandes projetos, como o início dos estudos do protótipo de híbrido flex, o lançamento da Yaris, um modelo que caberá entre o Etios e o Corolla no portfólio da empresa no Brasil, com as vendas esperadas para começar no segunda metade de 2018 e muito mais.

Desde 1958 até hoje, a marca japonesa trabalhou incansavelmente para oferecer carros cada vez melhores aos brasileiros. Atualmente, existem quatro fábricas nas cidades de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, que também abriga um Centro de Pesquisa Aplicada e um Centro de Design. Além disso, existem três centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS), Vitória (ES) e Suape (PE), um centro de distribuição de peças na Votorantim (SP), um escritório de representação em Brasília (DF) e mais de 6.000 funcionários.

Unica