Sistema Faeg/Senar e Bayer trazem novidades no programa de qualificação para jovens de sucessão familiar

Print Friendly, PDF & Email

O Brasil é um país cada vez mais urbano. Existe uma estimativa de que a população do campo em 2026 seja de apenas 9% no país. Isso porque a maioria dos descendentes de proprietários rurais não quer dar sequência no trabalho. Um dos motivos é a falta de planejamento sucessório. As famílias precisam fazer o movimento gradativo para despertar o interesse na continuidade do negócio.

A sucessão familiar começa com uma conversa que deve partir muito mais dos pais do que dos filhos, pois se trata de um tema muitas vezes adiado por ser relacionado com a morte. O momento para se iniciar o processo, segundo especialistas, deve começar quando os pais estão entre 55 e 70 anos e os filhos entre 30 e 35 anos, para ser mais tranquilo.

Mas o Sistema Faeg/Senar, através dos grupos de Faeg Jovem, já estimula essa transição a partir do fim do ensino médio. São oferecidos treinamentos, palestras, criação de projetos envolvendo o campo e o desenvolvimento de ações em favor do agro.

A mais nova estratégia é o Lidera Bayer Faeg Jovem – Programa de Capacitação de Jovens no Agro, que visa estimular ações que ampliem o conhecimento dos jovens em relação aos processos de inovação e transformação digital no agronegócio, estimulando também os processos de sucessão familiar.

Podem participar jovens com até 35 anos, que já sejam engajados nas ações do Faeg Jovem e do Sistema Faeg/Senar no estado de Goiás e que tenham disponibilidade para participar de 100% das ações propostas. Entre os temas que serão debatidos durante a capacitação estão: tecnologias agrícolas (focando em inovação, manejo, ciência e rentabilidade); tecnologias em pecuária leiteira (mostrando o desafio da nutrição do rebanho para uma produção de qualidade); transformação digital; liderança no agronegócio no futuro (habilidades e conhecimentos necessários para se tornar um líder); e sucessão familiar.

Mais detalhes do tema poderão ser acompanhados na live: Sucessão Familiar. Será nesta quinta-feira às 19 horas, através das redes socais: @sistemafaeg. https://www.youtube.com/channel/UC3oa0odjRBnfZKyTqZwAuxw.

Comunicação Sistema Faeg/Senar