Senador Canedo inaugura usina própria para produção de oxigênio hospitalar

Print Friendly, PDF & Email

Com capacidade de produção de cerca de 650m³ de oxigênio por dia, a usina vai fornecer oxigênio para unidades que recebem pacientes infectados com Covid-19.

A prefeitura de Senador Canedo por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entrega na próxima segunda-feira (23), a usina de produção e recarga de oxigênio hospitalar. O equipamento, que é fundamental para o tratamento de pacientes com Covid-19, foi adquirido com emendas do Senador Vanderlan Cardoso, que somaram quase 1,4 milhão de reais de investimento.

Com a instalação da usina de oxigênio hospitalar, Senador Canedo terá uma capacidade de produção de 27 metros cúbicos por hora, o que permitirá suprir a necessidade de consumo da UPA 24h além de envasar cilindros para outras unidades, em um ritmo de 10 metros cúbicos a cada hora, o que equivale a uma economia de cerca de R$ 300.000,00 a cada mês, além da garantia de manutenção do serviço, extinguindo o risco de desabastecimento desse insumo vital no combate ao COVID-19.

A aparelhagem foi instalada nas dependências da UPA-24H no Residencial Boa Vista. Com capacidade de produção de cerca de 650 metros cúbicos de oxigênio por dia, o insumo produzido na usina será suficiente para atender os leitos do Pronto Socorro do Parque Alvorada, UPA-24H e do Hospital de Enfrentamento à Covid-19.

A usina foi instalada em menos de dois meses, o Senador Vanderlan Cardoso considerou a agilidade do processo como tempo recorde. “O prefeito solicitou a usina de oxigênio para o município de Senador Canedo e prontamente garantimos esses recursos, que são muito importantes para atender a população e combater a covid-19”, afirma o Senador.

Segundo o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, com a chegada da usina, além de agilizar o suprimento, o município também vai ajudar cidades vizinhas. “É um investimento importantíssimo na área da saúde, insumo que faz toda a diferença no tratamento dos pacientes, vamos garantir que nunca falte”, ressalta Pellozo.

A secretária de saúde do município, Gercilene Branca, reforça a importância do investimento para utilização na unidade. “Essa estrutura, com a usina, nos dá a segurança de saber que podemos atender a população. Além da economia e agilidade para distribuir os cilindros para as unidades”, disse. Assessoria de imprensa Senador Canedo.