Ramboll Environ Brasil começa a atuar junto ao setor de energia eólica

Print Friendly, PDF & Email

Empresa oferece consultoria e serviços de gestão e engenharia ao mercado eólico nacional em 2016, trazendo experiência adquirida na participação em 65% dos projetos mundiais. Serviços vão dos estudos de viabilidade até a entrega dos parques eólicos, integradas à matriz energética

A produção de energia eólica representa mais de 2,5% do uso total de energia elétrica em todo o mundo e sua participação vem crescendo em mais de 25% ao ano. Uma das principais vantagens desta fonte de energia é ser renovável, com perto de zero emissões e limitado impacto sobre o meio ambiente.

Com mais de 30 anos de experiência e participação em 65% dos projetos globais do setor eólico, a Ramboll Environ está estruturando uma equipe de profissionais no Brasil para oferecer consultoria e serviços para as empresas e instituições ligadas à produção eólica, que também apresenta forte expansão no País, onde é a terceira maior fonte de geração renovável e alcançou os atuais 8,71 GW de capacidade instalada, segundo a Abeeólica – Associação Brasileira de Energia Eólica (www.abeeolica.org.br).

“A participação eólica tende a crescer de modo significativo para fortalecer a matriz energética nacional. Isto porque o Brasil apresenta ventos constantes, sem grandes rajadas, e volatilidade em torno de apenas 5%, o que favorece muito a ampliação da geração. Outro fator que contribui para este crescimento é a crise hídrica, que atingiu diversas regiões do País, mostrando a fragilidade de manter o sistema energético focado majoritariamente na produção hidrelétrica”, Eugenio Singer, diretor geral da Ramboll Environ Brasil. Segundo ele, este cenário fez com que a Ramboll Environ decidiu que chegou o momento de trazer sua expertise em todas as etapas dos projetos eólicos para o País.

A Ramboll Environ Brasil tem profissionais altamente qualificados em seus centros de competência em todo o mundo, que trabalham de maneira integrada para compartilhar conhecimento e experiências. Esta postura garante que a empresa seja referência mundial em qualidade e eficácia na atuação em projetos eólicos. Isto porque seus projetos sempre aliam as competências globais à capacidade de inovação e adaptação para atender às diferentes demandas de países e regiões.

A companhia dinamarquesa oferece consultoria e gestão (técnica, econômica e ambiental), com serviços e metodologias que contemplam todas as diferentes etapas de um projeto eólico: análise de viabilidade; planejamento de gestão, viabilidade e monitoramento socioambiental; seleção de fornecedores e tecnologias; comissionamento; operação; elaboração e análise de contratos de aquisição e de gestão; testes WTG (Wind Turbine Generation); monitoramento constante do desempenho, gestão de relacionamentos e de riscos; entre outros serviços. Outro diferencial da Ramboll Environ são as soluções de engenharia para os parques eólicosonshore e offshore, que incluem a infraestrutura elétrica; civil – design estrutural e geotécnico, construção de fundações, em concreto e ancoradas em rocha, bem como específicas para geração no mar; e logística, entre outras.

“Temos especialistas preparados para lidar com a diversidade de stakeholders, bem como com questões econômicas, técnicas e socioambientais, envolvidas nos processo, desde a idealização do projeto até a as turbinas entrarem em funcionamento, integradas aos demais sistemas que compõem a matriz energética. Podemos gerir riscos e incertezas de forma sistemática, baseados em análises constantes e assertivas de tecnologias, metodologias, benefícios e custos, de modo a contribuir para agilizar e tornar mais eficazes, sustentáveis e rentáveis as iniciativas eólicas”, reforça Singer.

A Ramboll Environ conta com diversos centros de pesquisa e desenvolvimento globais e 12.800 profissionais especializados, distribuídos em uma rede de 300 escritórios distribuídos em 35 países, inclusive em território nacional, prontos a participar de projetos de gestão estratégica, operacional e socioambientais de empresas de todos os setores da matriz energética nacional (hidroelétrico, eólica, solar, biomassa, termoelétrico, óleo e gás, etc). Além disso, a empresa trabalha com parceiros estratégicos como, por exemplo, a Kjeller Vindteknikk, consultoria norueguesa especializada em serviços de monitoramento e análise de medições de vento, incluindo uma variedade de avaliações adaptadas às fases de desenvolvimento específicas de um projeto de energia eólica.

SOBRE A RAMBOLL

A Ramboll é uma empresa multinacional de consultoria, engenharia e design, com atividade multidisciplinar, que conta com 300 escritórios, instalados em mais de 35 países em todos continentes.  Atua nos mercados de Água, Energia, Petróleo & Gás, Transportes, Planejamento Urbano, Arquitetura e Construções e Gestão de Negócios. Em conjunto com a Environ, atua ainda em Meio Ambiente, Saúde e Segurança.

A Ramboll conta com mais de 12.800 colaboradores, entre engenheiros, designers e consultores, comprometidos com a criação de soluções sustentáveis e de longo prazo para os seus clientes e a sociedade. Recentemente, a empresa foi classificada entre as três principais empresas de “serviços ambientais” segundo pesquisa global do instituto independente de pesquisa Verdantix.  http://www.ramboll-environ.com

Assessoria de imprensa

 

Veja Também

Empreendedores no Nordeste levam energia solar a mais consumidores com facilidade de financiamento

Parceria entre a plataforma Meu Financiamento Solar e a Summers Energia viabiliza cerca de dez …