Raízen e Grupo Gera formam joint venture para ampliar capacidade de geração de energia limpa e trazer soluções de tecnologia para clientes

Print Friendly, PDF & Email

Parceria irá atender à crescente demanda do mercado por fontes renováveis e trazer soluções inovadoras para redução da conta de energia

 

Comprometida com o propósito de redefinir o futuro da energia, a Raízen dá um importante passo na ampliação de seu portfólio e anuncia acordo de formação de joint venture com o Grupo Gera, que atua com projetos de geração distribuída no Brasil, comercialização e soluções de tecnologia escaláveis. A proposta é incorporar novas fontes para atender ao mercado na jornada de transição energética, com soluções integradas, competitivas e sustentáveis.

Com a nova joint venture, a Raízen se consolida como player de destaque no mercado nacional de geração distribuída e acelera sua estratégia de crescimento em renováveis, agregando novas soluções, desde Centrais de Geração Hidrelétricas (CGHs) a Biogás a partir de resíduos urbanos.

Após a conclusão da parceria, a Raízen terá um aumento da sua capacidade de geração de energia para um total de 350MW, com possibilidade de expansão no curto prazo, além de ampliar sua atuação direta para 19 estados, servidos por 26 concessionárias.

Desta forma, a JV Raízen-Gera é um importante passo complementar ao portfólio de atuação da Raízen na geração de energias renováveis para todo e qualquer tipo de consumidor, possibilitando atender a diferentes desafios e necessidades com eficiência e sustentabilidade, permeando a cadeia desde a sua geração.

“Este movimento acelera nosso crescimento no mercado de energia, complementando e fortalecendo o portifólio com toda a capacidade de desenvolvimento e execução que a Gera agrega.  Vamos ampliar a adoção de fontes renováveis em busca de uma matriz cada vez mais limpa e eficiente, estimulando a sustentabilidade e a competitividade do setor, para atender aos diferentes desafios e necessidades dos diversos perfis de clientes”, afirma Ricardo Mussa, CEO da Raízen.

O Grupo Gera traz para a joint venture além dos projetos de geração distribuída, uma plataforma de soluções de energia inovadora focadas em redução de custos e eficiência energética para clientes corporativos e consumidores finais.

“Esta parceria representa o encontro da cultura empreendedora e ágil do Grupo Gera com a Raízen, maior empresa de soluções integradas de energia do Brasil. Nosso objetivo é trazer energia limpa, livre e econômica para todos os consumidores”, comenta Fábio Bicudo, CEO do Grupo Gera.

 

Sobre a Raízen

Somos a Raízen – referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.

Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante.

Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.

Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.

Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura de 69 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.

 

Sobre o Grupo Gera

O Grupo Gera foi fundado em 2016 por empreendedores com experiências complementares no setor elétrico para atuar inicialmente em projetos de energia renovável para geração distribuída. O Grupo se diferenciou e se tornou um dos líderes do setor por atuar em todas as fontes de energia, tendo, hoje, em operação projetos solares, biogás a partir de resíduos sólidos urbanos e CGH. A Gera facilita o acesso dos consumidores a essas soluções, já que realiza o investimento, implantação e operação dos projetos.

Através do foco no cliente e em buscar a eficiência na contratação e consumo de energia, o Grupo Gera ampliou seu portfólio de soluções e hoje está presente em 14 estados brasileiros, gerencia mais de 15.000 unidades consumidoras de energia mensalmente, investe em projetos de autoprodução de energia para grandes empresas e é a gestora de energia e utilidades de grandes consumidores nacionais.

Em 2018 iniciou a atuação em tecnologia e nasceu a Gera Soluções com o propósito de facilitar o acesso à energia renovável e implementar soluções de eficiência energética mais inteligentes. Em 2019 investiu na Diel Energia, empresa com solução de monitoramento remoto e automação de ar-condicionado. Em seguida formou joint venture com líder de marketplace solar europeu para iniciar o modelo no Brasil. Foi quando nasceu a Holu, plataforma digital completa para contratação de projetos solares. E por último investiu na Tyr energia, que através da agregação de cargas de condomínio permite que a área comum e unidades residenciais e comerciais acessem energia renovável mais barata através do mercado livre de energia.

Através do portfólio de soluções e empresas do Grupo, a Gera busca tornar a energia mais simples, econômica e renovável. (Assessoria)