Fabricante nacional traz soluções de armazenamento na Intersolar South America, que acontece em São Paulo, entre os dias 26 e 28 de agosto, e busca ampliar autonomia e segurança de suprimento de eletricidade em residências, comércios, industriais e propriedades rurais
A Powersafe, fabricante brasileira de baterias e sistemas de energia, marca presença na Intersolar South America 2025, uma das maiores feiras internacionais de energia solar e armazenamento energético, que acontece em São Paulo (SP), entre os dias 26 e 28 de agosto, com a nova geração de tecnologias de baterias para os mercados residencial, comercial, industrial, agro e de mobilidade. Com um portfólio robusto, a empresa traz a linha de baterias de lítio, chumbo ácido e sódio, além de apresentar seu ecossistema completo de soluções modulares, sistemas de estocagem de grande porte e os modelos portáteis EcoFlow, distribuídos agora de forma oficial no Brasil.
A fabricante chega ao evento com uma meta ambiciosa: aumentar de 3% para 20% a participação do setor solar em seu faturamento até 2026. Para alcançar esse salto, a empresa aposta na combinação entre inovação, sustentabilidade e soluções completas de armazenamento de energia, justamente para atender as transformações na área de geração renovável, que no sentido de garantir mais autonomia e segurança de suprimento de eletricidade.
Com mais de 20 anos de experiência em mercados críticos como telecom, data centers, financeiro, industrial e saúde, a empresa intensifica agora sua atuação no segmento de energias renováveis, com uma unidade de negócios dedicada e times especializados em engenharia, comercial e serviços. A participação na Intersolar marca esse novo momento, com a apresentação de um portfólio completo, modular e 100% nacional, preparado para atender desde pequenas aplicações residenciais até projetos industriais e agrícolas de grande porte.
A empresa possui mais de 20 anos de experiência no setor de armazenamento de energia, destacando-se como uma das maiores indústrias e distribuidoras de baterias para aplicações especiais na América do Sul. No setor de renováveis, a Powersafe tem investido pesado em inovação, expansão da capacidade produtiva, pesquisa e desenvolvimento, infraestrutura de testes e certificação, capacitação e treinamento de mercado, além de parcerias estratégicas.
A estratégia é abocanhar parte dos investimentos previstos com sistemas de armazenamento energético para esse mercado, com uma gama de mais de 400 produtos desenvolvidos. A estimativa da Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (ABSAE) é de que esse segmento movimente mais de R$ 44 bilhões em investimentos até 2030 no País.
Segundo André Ribeiro, gerente operações e renováveis da Powersafe, o crescimento das fontes como solar e eólica, que são naturalmente variáveis, exige um sistema capaz de promover compensações e otimizar a transmissão e distribuição da energia gerada. “O avanço tecnológico já permite a integração eficiente de baterias a sistemas de geração, equilibrando oferta e demanda, reduzindo perdas operacionais e ampliando a autonomia das redes”, explica.
“Armazenar energia é garantir que ela esteja disponível quando for mais necessária, com menos desperdício e maior previsibilidade. A mudança de paradigma é evidente: armazenamento já não é mais considerado um adendo aos sistemas de geração, transmissão e distribuição, mas uma tecnologia com lógica própria, que exige planejamento específico, infraestrutura dedicada e visão estratégica”, acrescenta Ribeiro.
Entre os lançamentos e tecnologias em destaque no estande da Powersafe, estão as linhas modulares de baixa tensão (residencial e pequenos negócios), que são:
- Baterias Getpower de chumbo-ácido com longa vida útil e baixa manutenção;
- Linha LiFePO₄ 12V, 24V e 48V, com alta densidade energética e compatibilidade com os principais inversores do mercado;
- Soluções all-in-one de 5kWh, com gabinete, inversor e BMS integrados para instalação simplificada;
- Baterias de sódio (Getpower Na) como alternativa sustentável ao lítio.
- Linhas de alta tensão (C&I e agro):
- Soluções LiFePO₄ seriáveis de 30,72 a 61,44kWh para sistemas híbridos e comerciais de alta potência;
- Gabinetes industriais outdoor, com proteção IP54, ideais para ambientes agressivos e aplicações em campo.
A companhia traz também os sistemas BESS (Batery Energy Storage System) de grande porte, como o BESS Getpower 125kW/260kWh, com integração completa (BMS, EMS, monitoramento e proteção contra incêndio), deal para usinas solares, microgrids, indústria e agronegócio. Com capacidade de expansão para até 6 megawatts-hora (MWh), permite armazenamento de excedentes solares e eólicos, além de backup e gestão de demanda.
Outra novidade é a linha portátil EcoFlow, a Powersafe oficializou nos últimos dias uma representação oficial da marca EcoFlow no Brasil, a companhia assume a divisão de representação solar a nível nacional de todas as linhas de produtos do fabricante. A EcoFlow é uma empresa especializada em soluções de energia portátil e sistemas inteligentes para armazenamento e gerenciamento de energia, voltada tanto para uso pessoal quanto residencial. Seu portfólio é composto principalmente por estações de energia portáteis, que vão desde modelos compactos, ideais para atividades externas como camping ou emergências leves, até sistemas mais robustos e expansíveis, capazes de abastecer uma casa inteira com alta capacidade de armazenamento e potência de saída.
Com foco em inovação, eficiência e sustentabilidade, a EcoFlow se posiciona como uma das principais alternativas globais à energia tradicional, combinando mobilidade, inteligência e autonomia energética, apresentando total sinergia com as operações da Powersafe Baterias especiais no Brasil.
A Powersafe contará com uma área exclusiva da Ecoflow na Intersolar, onde serão realizados novos cadastros para revenda e distribuição dos produtos da marca.
Ciclo sustentável da energia
Com uma proposta inovadora, o estande da Powersafe na Intersolar apresentará uma experiência interativa e funcional que representa o ciclo completo da energia sustentável — da geração solar ao consumo eficiente, passando pelo armazenamento inteligente. A simulação demonstra a integração de painéis solares com sistemas BESS Getpower e seu fornecimento de energia para diferentes perfis de consumo. Essa ativação mostra na prática como a transição energética já é uma realidade acessível e 100% nacional. “Queremos mostrar que o futuro da energia já está disponível, e ele é viável, escalável e nacional”, afirma André Ribeiro, gerente de operações e renováveis da Powersafe.
A Powersafe também reforça sua atuação como provedora de serviços especializados, oferecendo consultoria técnica, projetos personalizados, manutenção preventiva e corretiva 24/7, além de laboratório interno para testes e laudos técnicos. Seu diferencial está na capacidade de desenvolver e manter soluções complexas e seguras para infraestruturas críticas e estratégicas. (Assessoria)