arquivo FAEG

Pesquisador destaca importância do uso da água na agricultura irrigada

Print Friendly, PDF & Email

“Apostar na irrigação é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro”, afirma o pesquisador e supervisor do Núcleo de Articulação Internacional da Embrapa Cerrados, Lineu Rodrigues. Ele é um dos palestrantes do 2° Seminário de Irrigação de Goiás, evento que ocorrerá nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, em Goiânia. Lineu abordará o tema “Nova proposta para estimativa da quantidade de água utilizada na agricultura irrigada”, no dia 31 de agosto, às 17h.

Lineu ressalta que o sistema de irrigação no Brasil ainda é fragilizado. “Não acredito que o momento atual do país irá favorecer a irrigação, principalmente com extinção da Secretaria Nacional de Irrigação (Senir). É importante que os agricultores se mobilizem, se organizem em associações, cooperativas e participem efetivamente dos comitês e conselhos de forma a influenciar nas decisões que interferem no desenvolvimento da irrigação”, diz. Outro ponto que Rodrigues pretende abordar em sua apresentação é sobre a importância da informação em relação ao uso da água na agricultura irrigada, e abordando novas metodologias para melhorar a estimativa da quantidade de água utilizada.

Para o palestrante, a agricultura irrigada enfrenta atualmente importantes desafios institucionais, políticos e técnicos. “É preciso uma unidade capaz de coordenar o processo de integração entre as instituições governamentais, entre as instituições governamentais e não governamentais. Esse esforço, entretanto, só será possível e efetivo se houver um real envolvimento dos usuários”, observa.

Programação

O seminário será dividido em quatro painéis, ‘Construindo Ambientes Produtivos’, Sistemas e Tecnologias de Irrigação na Agricultura’, Sistemas e Tecnologias de Irrigação na Pecuária’ e ‘Alternativas Energéticas para a Irrigação’. O evento contará com palestras de Miguel Daoud, do Canal Rural, Lineu Rodrigues, da Embrapa Cerrados; Dr. Afonso Peche, do Instituto Agronômico de Campinas; Dr. Luís Henrique Bassoi, da Embrapa Instrumentação; Cláudio Toledo, da Pivot Irrigação; consultor da MS Integração, Dirceu Broch; Adilson de Paula Almeida, das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), do secretário executivo do FCO, Danilo Ferreira Gomes; José Carlos, diretor executivo da Mtec Energia e Vitor Gaiardo, produtor rural e engenheiro eletricista. Durante o evento, serão apresentados também Casos de Sucesso.

Ficha Técnica

2º Seminário de Irrigação de Goiás

Data: 31 de agosto e 1º de setembro de 2017 (quinta e sexta-feira)

Local: Sede da Faeg – rua 87, nº 662, setor Sul – Goiânia (GO)

Mais informações: http://gatheros.com/evento/2o-seminario-de-irrigacao-de-goias-2017/

 

 

Imprensa Faeg