Parque eólico da Enel Green Power entra em operação

A Enel Green Power (EGP) conectou à rede o parque eólico de Dois Riachos, que está localizado no estado da Bahia, no Nordeste do Brasil, e é a primeira parte do complexo de 118 MW de energia eólica de Serra Azul a entrar em operação. Com uma capacidade instalada de 30 MW, Dois Riachos será capaz de gerar mais de 140 GWh por ano, o equivalente às necessidades de energia de mais de 70.000 domicílios brasileiros, e evitará a emissão anual de cerca de 14.000 toneladas de CO2 para a atmosfera.

O complexo de energia eólica de Serra Azul será composto por outros três parques eólicos: Damascena (30 MW), Maniçoba (30 MW) e Esperança (28 MW). Quando em operação, o complexo será capaz de gerar mais de 500 GWh por ano – igual ao consumo de cerca de 280.000 domicílios brasileiros – evitando a emissão de mais de 50.000 toneladas de CO2.

Serra Azul é de propriedade do Parque Eólico Serra Azul Ltda, uma subsidiária da Enel Brasil Participações Ltda. A energia gerada pelo complexo será principalmente vendida por meio de contratos de fornecimento de energia no mercado regulado.

A EGP está investindo aproximadamente 220 milhões de dólares na construção de Serra Azul, em linha com as metas de crescimento estabelecidas em seu plano estratégico atual. Este investimento é parcialmente financiado com empréstimos da International Finance Corporation, um membro do Grupo Banco Mundial; e do Itaú Unibanco SA. Ambos os empréstimos estão relacionados com a construção de parques eólicos no Nordeste do Brasil.

A Enel Green Power é a empresa do Grupo Enel totalmente dedicada ao desenvolvimento e à gestão de fontes de energia renováveis em âmbito internacional, com operações na Europa, nas Américas, na África e na Ásia. Com capacidade de geração de aproximadamente 32 bilhões de kWh em 2014 a partir de fontes hídricas, solares, eólicas e geotérmicas – o suficiente para atender às necessidades de energia de mais de 11 milhões de lares – a Enel Green Power é uma empresa líder mundial no setor, graças ao seu mix de produção bem equilibrado, proporcionando volumes de geração bem acima da média do setor. A empresa tem uma capacidade instalada de cerca de 10.000 MW a partir de uma mistura de recursos, incluindo energia eólica, solar, hidroelétrica, geotérmica e biomassa. A empresa tem cerca de 740 usinas operando em 17 países.

Na América Latina, a Enel Green Power opera usinas de energia renovável no Brasil, Chile, Costa Rica, Guatemala, México, Panamá e Uruguai, com uma capacidade total instalada de mais de 2.000 MW. Além dos 30 MW recém-adicionados no Brasil, a companhia opera 442 MW de capacidade eólica instalada no México, 283 MW no Brasil, 340 MW no Chile, 24 MW na Costa Rica e recentemente colocou em operação um parque eólico de 50 MW no Uruguai. A empresa também tem 732 MW de energia hidrelétrica e 178 MW de capacidade solar instalada em toda a região. A Enel Green Power, que tem um século de experiência em energia geotérmica, está construindo a unidade de 38 MW de Cerro Pabellon no Chile, a primeira usina geotérmica da América do Sul, com a petrolífera nacional ENAP. Assessoria de imprensa

 

 

Veja Também

Powersafe apresenta portfólio completo de baterias para atender transformação no setor de energias renováveis no Brasil

Fabricante nacional traz soluções de armazenamento na Intersolar South America, que acontece em São Paulo, …