Para aproveitar a melhor rentabilidade, é preciso cuidar bem do canavial

Boas perspectivas estimulam os investimentos em máquinas e implementos agrícolas canavieiros
A safra 2017/18 tem todos os fundamentos para alavancar os resultados das empresas do setor sucroenergético, uma vez que os preços do açúcar continuarão trazendo alta rentabilidade à usinas e produtores de cana. Além disso, o etanol também estará remunerando bem, embora não no mesmo patamar do açúcar.

Para Eduardo Costa Carvalho, trader da Sucden, no próximo ciclo, a usina que produzir mais açúcar terá excelentes resultados. Embora menos cana deva ser processada – em torno de 567 milhões de toneladas, na estimativa da trading –, a produção de açúcar deverá chegar a 34,4 milhões de toneladas. Oscar Louro Fernandes, consultor da Sucrotec, concorda. Segundo ele, o próximo ciclo será muito remunerador e as empresas poderão ter bons resultados, tanto com açúcar como com o etanol. “Hoje, o biocombustível é remunerador, mas bem abaixo do açúcar. O que esperamos é que o açúcar não se mantenha nesse preço tão alto na média de 2017, mas continuará num nível muito bom; já a remuneração do etanol deverá subir”, afirma.

O cenário de bons preços é propício para que usinas e produtores voltem a investir especialmente no canavial, pois precisam de mais matéria-prima para aproveitarem o melhor nível de rentabilidade e as boas perspectivas. “Com a alta de preços, ressurge o interesse do setor em investir no canavial e retomar índices de produtividade já alcançados anteriormente”, diz Manoel Ortolan, presidente da Canaoeste.

O melhor ânimo para novos investimentos já pode ser percebido por fabricantes de máquinas e equipamentos. Segundo Auro Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas, localizada em Sertãozinho, SP, a empresa já sente a maior disposição do setor para investir, especialmente em equipamentos para plantio. “Com os preços animadores, principalmente com o açúcar, o produtor está mais interessado em plantar mais cana, em fazer a reforma dos canaviais velhos, em cuidar melhor do trato das soqueiras”, diz Pardinho, salientando que a DMB oferece tecnologia especializada para que o setor realize essas operações com maior eficiência.

De acordo com o Gerente de Marketing da DMB, a empresa já registra aumento na procura por suas plantadoras de cana e pelos outros equipamentos que dispõe, como adubadores e aplicadores de inseticidas para controle Sphenophorus, Migdolus e Cigarrinhas, principalmente. “A DMB está preparada para o retorno dos investimentos no campo e pronta para ajudar o setor a cuidar bem do canavial, para obter mais cana e melhorar o caixa”, observa Pardinho.

Assessoria de Imprensa da DMB

Veja Também

Powersafe apresenta portfólio completo de baterias para atender transformação no setor de energias renováveis no Brasil

Fabricante nacional traz soluções de armazenamento na Intersolar South America, que acontece em São Paulo, …