Udop

“O lucro está na compra”, diz Gerente de Suprimentos do Grupo São Martinho

Print Friendly, PDF & Email

Quando não é possível mexer no preço de venda de um produto e, há a necessidade de reduzir os custos, muitas empresas tentam diminuir os gastos com as compras. Essa realidade se aplica no setor bioenergético e a área responsável pelos departamentos de compras e estoque é a de suprimentos.

Para algumas unidades, essa área estratégica ainda está em organização. Para outras, ela é a peça chave para manter o bom desempenho da empresa. Sabendo da importância desse assunto para o setor, o 9º Congresso Nacional da Bioenergia terá uma nova sala temática neste ano, a de Suprimentos.

Nesta sala, os palestrantes vão abordar temas como, Saving dentro da realidade do Setor Sucroenergético; Gestão Estratégica de Cadastros – Processos para garantir a qualidade dos dados; Gestão da cadeia de suprimentos; além da apresentação da Pesquisa de Suprimentos da UDOP.

O Gerente de Suprimentos do Grupo São Martinho, Marcelo Contó vai palestrar sobre a área dentro da atual realidade do setor sucroenergético. Em entrevista à Agência UDOP de Notícias, ele disse que uma área de suprimentos bem organizada faz muita diferença na hora de reduzir custos e otimizar o trabalho. “Nosso segmento produz commodities e, como tal, o nosso principal diferencial não está no produto final, mas na produtividade, na eficiência em toda cadeia e, principalmente, no controle dos custos. Portanto, para nós, o lucro está na compra e não necessariamente na venda”.

Contó vai palestrar no primeiro painel da Sala de Suprimentos, no dia 9 de novembro. Ele disse ainda que para ganhar eficiência na área é importante adotar boas práticas como, técnicas de sourcing e análise de mercado, entre outras. “No meu entendimento, as duas mais importantes são: Negociar é uma prerrogativa de Compras, especificamente do requisitante, mas efetivar o melhor negócio para sua companhia deve ser uma ação a 4 mãos. Portanto, ninguém faz sucesso sozinho em uma empresa vencedora. Segunda: além de medir o “Nível de satisfação” dos funcionários em nossa empresa, medimos também o “Nível de engajamento”, ou seja, acreditamos que o mais importante é termos pessoas dispostas a fazer acontecer e serem agentes das mudanças necessárias”, concluiu Contó.

Programação

O 9º Congresso Nacional da Bioenergia será nos dias 9 e 10 de novembro no campus do UniSalesiano, em Araçatuba/SP. Ao todo, serão 12 salas temáticas das áreas Administrativa/Financeira; Agrícola; Comunicação; Controladoria, Planejamento e Custos; Direito do Agronegócio; Industrial; Mecanização; Mercado, Comercialização e Logística; Recursos Humanos; Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Trabalho; Suprimentos e Tecnologia da Informação.

Para saber mais sobre o evento, temas que serão abordados e palestrantes, acesse a página do Congresso Nacional da Bioenergia. Mais informações nos contatos (18) 2103-0528 ou uniudop@udop.com.br.

Inscrições

Neste ano a UniUDOP está oferecendo descontos especiais para fornecedores de cana-de-açúcar, através da parceria com a Orplana. Associadas UDOP têm direito a 17 inscrições isentas cada.

Apoio e realização

O 9º Congresso Nacional da Bioenergia é realizado pela UniUDOP e promovido pela UDOP. Apoiam este evento as empresas: Bayer CropScience, Beta Renewables, CaseIH, CTC, Deloitte, Doble TT do Brasil, Ensite, FMC, GE, Helamin, Netafim, Novozymes, Odebrecht Agroindustrial, Raízen, Syngenta, Valtra e Vignis. O BNDES é o apoiador master do evento.

O Congresso também conta com o apoio institucional da Abag, Alcopar, Biosul, Fórum Nacional Sucroenergético, Orplana, Siamig, Sifaeg, Sindalcool/MT, Unica e UniSalesiano.

Atuam como mídias parceiras: Canal – Jornal da Bioenergia, CanaOnline, Revista Canavieiros, Jornal Paraná, Revista Opiniões, RPA News e Revista Terra&Cia.

 

 

Udop

 

Serviço:

9º Congresso Nacional da Bioenergia
Data: 9 e 10 de novembro
Local: Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSalesiano
Rod. Senador Teotônio Vilela, 3.821, km 8,5 – Jardim Alvorada – Araçatuba/SP
Inscrições: no portal UDOP (www.udop.com.br)
Mais informações: (18) 2103-0528 ou uniudop@udop.com.br