Novidade: novos motores a etanol

A Bosch está desenvolvendo um motor capaz de rodar com diesel e etanol ao mesmo tempo. A empresa alemã foi uma das parceiras na criação dos motores flex no começo dos anos 2000. Neste caso, o novo motor funciona com partes iguais de diesel e etanol, o que representa uma diferença em comparação com os propulsores flex, que podem misturar gasolina ou etanol em qualquer proporção. Neste novo sistema, o combustível fóssil será injetado no início da operação do propulsor para que, depois, o derivado de cana-de-açúcar entre gradativamente na mistura.

Agora, de acordo com a Click Petróleo e Gás, o Brasil está criando a tecnologia de motores a etanol puro (E100), com a Stellantis liderando uma iniciativa para desenvolver motores dedicados exclusivamente a esse biocombustível, com uma eficiência de até 30 km/l, combinando alta taxa de compressão e sistemas de injeção avançados. A intenção é oferecer uma alternativa sustentável aos motores a gasolina e até mesmo competir com os elétricos no mercado brasileiro. O primeiro lançamento está previsto para 2025, inicialmente para frotas corporativas e governamentais, antes de chegar ao consumidor. O plano Stellantis, que recebeu o nome de Bio-Hybrid, deve contar com novo carro movido a álcool com Fiat e Jeep como pioneiras do grupo.

Coalizão global para planejar transição energética

Somadas a essas novas tecnologias, o fato do  Brasil ter lançado a Coalização Global para o Planejamento Energético, visando a troca de experiências para fortalecer a busca de atração de investimentos na transição para energias renováveis em países em desenvolvimento, coloca o país como protagonista nesta área. Na prática o Brasil se propõe a oferecer a expertise nacional em planejamento energético e arcabouço regulatório para atrair investimentos em energia. Isso também coloca o etanol mais uma vez em destaque já que o etanol brasileiro é uma história de sucesso construída sobre um modelo único de sustentabilidade e eficiência, reduzindo a pegada de carbono dos combustíveis consumidos no País.

Canal-Jornal da Bioenergia

 

 

Veja Também

Brasil pode liderar mobilidade sustentável até 2040 com avanço dos biocombustíveis aponta estudo

Um estudo inédito do Instituto MBCBrasil, elaborado pela LCA Consultores, projeta um cenário de profundas …