Marcopolo México anuncia produção nacional de ônibus elétricos e rodoviários na Expo Foro 2024

Print Friendly, PDF & Email

No ano em que comemora 25 anos de atuação no país, companhia apresenta 11 veículos e será a empresa com maior número de veículos expostos no evento

Em comemoração aos 25 anos da Marcopolo México, a companhia reservou para a Expo Foro 2024, na Expo Bancomer Santa Fé, na Cidade do México, entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março, o anúncio da fabricação em solo mexicano dos veículos Torino elétrico e Paradiso G8, nas versões Paradiso 1200 e Paradiso 1350. A companhia apresenta também o Boxer, um modelo de ônibus com design exclusivo para o mercado local, e ainda será a expositora com o maior número de veículos apresentados no evento, com 11 ônibus no total.

“Os 25 anos da Marcopolo no México é resultado de muito esforço, dedicação e empenho de todos os nossos colaboradores, aliados à confiança dos nossos clientes e parceiros, pois sem eles não teríamos alcançado esta marca”, destacou Lucas Brancher Gabardo, gestor-geral da Marcopolo México.

Os visitantes que passarem pelo estande da Marcopolo na Expo Foro 2024 vão conhecer dois modelos rodoviários da Geração 8, o Paradiso G8 1800 DD e Paradiso G8 1350 – sendo que o Paradiso 1350 será fabricado no México – e dois modelos urbanos, um Torino 100% elétrico, primeiro modelo elétrico produzido pela Marcopolo no país e a nova geração do Boxer

A fabricante ainda terá sete unidades expostas em estandes de parceiros. No estande da Daimler, estarão um rodoviário Paradiso G8 1200, um urbano Torino convencional, com tecnologia Blue Euro 6 de emissões e um urbano Boxe, com novo design e o primeiro com tecnologia Mercedes-Benz Evolution/Euro 6. No estande da Scania, serão apresentados um Paradiso 1600 G8 e um Torino com motor traseiro. No estande da Volkswagen/MAN, um Torino Low Entry e um micro-ônibus Senior.

Novo Boxer Geração 4

Desenvolvido exclusivamente para o mercado mexicano, o ônibus modelo Boxer chega à quarta geração e é um dos modelos de maior sucesso no país. A nova versão conta com mudanças de design e estrutural, com linhas limpas e dinâmicas, consolidando a sua liderança ao introduzir um visual mais atraente e facilidade de manutenção.

Reconhecido pela superior qualidade, robustez, desempenho, economia e rentabilidade, o veículo ganhou novos para-brisa, com maior ângulo de visão, capô com novo desenho e maior inclinação, grade dianteira e conjunto ótico reestilizado, com as sinaleiras (dianteiras e traseiras) incorporadas e novos para-choques envolventes. No interior, o Boxer ganhou novo teto e novos acabamentos, mais confortável e ergonômico.

De acordo com Lucas Gabardo, a Marcopolo México já tem 400 pedidos em carteira do novo modelo, que começarão a ser entregues a partir de março. “Um dos pontos mais importantes do Boxer Geração 4 é o novo conceito de projeto, com estrutura mais leve e resistente, com novas ligas especiais de aço desenvolvidas por fornecedores locais. Essa evolução garante menor peso total do veículo e proporciona ganhos de eficiência, redução de consumo de combustível e emissões”, explica.

25 anos no México

A Marcopolo chegou ao México no início da década de 1990 e, desde 1999, conta com uma fábrica própria para produção de carrocerias de ônibus. A unidade de Garcia, localizada na cidade de Monterrey, no estado de Nuevo Leon, aplica tecnologia de ponta para a fabricação e montagem de carrocerias, com ergonomia, eficiência e produtividade, além de possuir o maior portfólio de produtos do mercado, desde um micro-ônibus até o rodoviário Double Decker.

Ao longo desses 25 anos, a Marcopolo produziu cerca de 37 mil unidades, tornando-se uma das líderes de mercado e alcançando marcas importantes. Entre elas, a celebração, em outubro de 2021, da fabricação do seu veículo 35 mil, uma unidade do modelo urbano Viale BRT; e em março do ano passado, o início de produção de dois modelos de micro-ônibus, o Grand Executive e o Grand Shuttle, que são os primeiros veículos desse porte concebidos para o mercado norte-americano no segmento de fretamento.

Modelos Marcopolo expostos na Expo Foro 2024

Ficha técnica dos veículos Marcopolo México expostos:

Paradiso G8 1800 – Com 15.000mm de comprimento, 4.230mm de altura e 2.600mm de largura, possui configuração para 35 passageiros, sendo 29 no piso superior e seis no piso inferior, com poltronas leito com descansa-pernas, cinto de segurança retrátil de 3 pontos, porta-copos, porta-revista e carregador USB (bancos de piso inferior com sistema de massagem e piso de madeira com tratamento naval. É equipado com faróis Full LED, espelhos retrovisores com câmeras, sistema de áudio e vídeo com monitores individuais de 12 polegadas em cada uma das poltronas, câmera de ré, sistema de segurança com cinco câmeras para gravação, dois sanitários no piso inferior, sendo um feminino e outro masculino), sistema de ar-condicionado com aquecimento, iluminação externa e interna em LEDs e vidros escurecidos.

Paradiso G8 1350 – Com 15.000 mm de comprimento, 4.000mm de altura e 2.600mm de largura, possui configuração com 54 poltronas semileito com viscoelástico na cabeceira, porta-copos, cinto de segurança abdominal e suporte de telefone celular com tomadas USB, e piso de madeira com tratamento naval. É equipado com faróis Full LED, vidros escurecidos para mais conforto e privacidade dos passageiros, sistema de áudio e vídeo com 5 monitores no salão, sanitário com sistema eco flush, ar-condicionado e aquecimento por convectores, iluminação externa e interna em LED e câmera de ré.

Torino Elétrico – Com 12.010mm de comprimento, 3.500mm de altura e 2.530mm de largura, possui chassi BYD BS11S01, 100% elétrico e configuração com 21 poltronas do modelo City com tomadas USB, 65 passageiros em pé e dois espaços para passageiros portadores de deficiência. Possui quatro portas no entre eixos, sendo duas do lado direito e duas do lado esquerdo, com altura de 1.060mm em nível de plataforma, rack para o transporte de bicicletas na parte dianteira, itinerário frontal em LED e dois itinerários laterais. É equipado com sistema de ar-condicionado elétrico, dois conectores de recarga CCS2 tipo europeu, resfriamento das baterias por líquido refrigerante e sistema de segurança CCTV.

Boxer – Com 10.800mm de comprimento, 3.110mm de altura e 2.500mm de largura, possui chassi Mercedes-Benz Evolution Euro 6 e configuração com 41 poltronas reclináveis com tomadas USB. É equipado com sistema de ar-condicionado com aquecimento por convectores, itinerário eletrônico, iluminação em LED em toda a parte frontal, porta dianteira com duas folhas, vidros escurecidos com 14% de transparência.

Sobre a Marcopolo

Fundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de cem países. (Assessoria)

Veja Também

SIAMIG Bioenergia: uma nova era de compromisso com a Sustentabilidade e Inovação

A Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais revela sua nova identidade como SIAMIG Bioenergia, …