Leilão de energia fortalece energia solar contratando 30 projetos

Print Friendly, PDF & Email

O Leilão para Contratação de Energia de Reserva, realizado na sexta-feira (28/08) resultou na contratação de 30 projetos de geração de energia elétrica a partir da fonte solar fotovoltaica, com capacidade instalada total de 1.043,7 megawatts-pico (MWp) de potência. As usinas de energia solar serão instaladas nos estados de Bahia (12), Minas Gerais (5), Paraíba (3), Piauí (9), Tocantins (1), e os investimentos previstos são da ordem de R$ 4,341 bilhões.

O certame aconteceu pela internet, com operacionalização da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em São Paulo, e teve como objetivo contratar energia de novos empreendimentos a partir da fonte solar fotovoltaica, com início de suprimento em 1º de agosto de 2017.

A energia elétrica gerada será objeto de Contrato de Energia de Reserva nas modalidades por quantidade de energia com prazo de suprimento de 20 anos. O preço médio da energia contratada no leilão foi de R$ 301,79/MWh, alcançando um deságio médio de 13,5%.

Para este leilão, o sistema de cadastramento da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu 382 inscrições de empreendimentos.

Consolidação da Fonte Solar nos Leilões de Energia

No Leilão de Energia de Reserva de 2014, realizado em 31 de outubro de 2014, já foram contratados 31 projetos de geração a partir de fonte solar fotovoltaica totalizando mais de 1.000 MWp de potência instalada, representando um importante passo para a viabilização da fonte solar.

O resultado do leilão de hoje representa uma trajetória consolidação da fonte solar fotovoltaica nos leilões de energia, viabilizando a inserção de mais uma fonte de energia limpa e renovável na matriz elétrica nacional. Ministério de Minas e Energia

Veja Também

Sistemas de energia solar ajudam na valorização dos imóveis

Nos últimos anos, os painéis solares vêm ganhando espaço nos telhados das residências brasileiras. Entre …