Indústrias poderão testar novos produtos sem custos na Faculdade de Tecnologia Termomecanica

Print Friendly, PDF & Email

 

A Termomecanica acaba de firmar uma parceria com a Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT) que irá beneficiar seus clientes no processo de pesquisa e desenvolvimento de produtos. Com isso, os laboratórios avançados dos cursos de graduação da instituição de ensino, que integram grupo de excelência do INEP-MEC, poderão ser utilizados gratuitamente para testes e atividades de pesquisas. O objetivo é ajudar as empresas a acelerar novos projetos que empregam cobre e suas ligas, auxiliando-as a identificar eventuais problemas no produto final, antes da fase de fabricação da peça.

Ficará disponível a infraestrutura de laboratórios da FTT, composta por equipamentos e programas, utilizados atualmente por um grupo restrito de empresas e instituições de ensino no Brasil. Estes recursos permitem simular, por exemplo, a estampagem, antes de ser definitiva, antecipando problemas.  Além disso, os clientes poderão realizar testes como: ensaio de tração a frio e a quente; de curva limite de conformação; anisotropia; micro dureza; e micrografia com aumento de até 50 mil vezes.  Os clientes poderão contar ainda com o suporte de professores e alunos, com a supervisão de Silvio Celso Peixoto Gomes, coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação da FTT.

“Poucas empresas dispõem de laboratórios de patamar tão elevado, capazes de oferecer suporte prévio na solução de problemas, com tecnologias avançadas e equipes de alto nível acadêmico e técnico”, enfatiza Paulo Cézar Martins Pereira, Gerente de Vendas e Marketing da Termomecanica.

Para a FTT, trata-se de uma oportunidade de troca de experiências entre alunos da instituição e a indústria. “De um lado, temos a chance de compartilhar tecnologia de ponta com a indústria brasileira, que por sua vez, se aproxima de profissionais com formação integrada à contemporaneidade. Além disso, conseguimos estimular o aprendizado dos nossos universitários por meio de atividades extracurriculares e colocá-los, desde o início da graduação, em contato direto com o mercado de trabalho. Precisamos, sempre, levar as novidades e as necessidades do mercado para a sala de aula e vice-versa”, ressalta Wilson Carlos Júnior, diretor acadêmico da FTT.

Sobre a Termomecanica

A Termomecanica, uma das maiores indústrias privadas brasileiras, é líder no setor de transformação de metais não ferrosos, cobre e suas ligas em produtos semielaborados e produtos acabados.  Fundada em 1942, com um capital de 200 dólares, pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido avaliado em mais de 800 milhões de dólares.  A empresa registra saudável crescimento, resultado de programas de constante modernização e expansão, que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros.  Conta com cerca de dois mil empregados, duas fábricas em São Bernardo do Campo (SP), uma fábrica no Chile e uma na Argentina, além de um Centro de Distribuição em São Bernardo do Campo (SP) e outro em Joinville (SC). Assessoria de imprensa

Veja Também

Usina Uruaçu desenvolve cronograma de ações com parceiros em Uruaçu

Unidade se reuniu com Secretaria Municipal de Educação e Meio Ambiente O Departamento de Meio Ambiente da …